sábado, 11 de abril de 2009

Sexta-feira

10 de abril de 2009. N° 8402

DIÁRIO DA MARATONA - RODRIGO FARACO

Cuidado, atenção!

Um mês antes da minha primeira maratona, eu estava fazendo tudo errado. Estava me alimentando errado, estava dormindo pouco e descansando muito pouco também. Apesar de tudo isso eu estava levando os treinos.

Chega uma hora que você se acha imbatível. Você acha que pode tudo. A corrida faz isso. A auto-estima vai lá em cima. É o primeiro passo para um grande erro: a soberba.

Um mês antes da maratona de Curitiba, que foi em Novembro passado, estava prestes a realizar meu último treino importante, o último “longão”. Já tinha feito longos de 20 e 25 quilômetros e tinha feito muito bem. Meu técnico programou então um treino de 32 quilômetros.

Tranqüilo, vou fazer! – pensei. Foi um grande erro! Eu estava menosprezando o tamanho do treino. Achava que faria a hora que quisesse. Não é assim! É preciso respeitar qualquer distância e qualquer corrida. Ainda mais se tratando de 32 quilômetros.

Era cedo, por volta das sete da manhã. Saímos eu e Paulinho para os 32 quilômetros de treino. Aos poucos eu fui sentindo o peso dos erros cometidos nas semanas anteriores.

Naquele treino eu fiquei desidratado e pela primeira vez, senti o que era uma hipoglicemia, que é o baixo nível de açúcar no sangue. Eu estava sem energias. Comecei a sentir no oitavo quilômetro. No décimo quilômetro eu já me arrastava. Mas fui dando um jeitinho e segui.

Ainda fui até o quilômetro 17, no puro sacrifício. Estava no bagaço. Parei! Não dava mais! Meu corpo não tinha mais energias. A frustração foi grande e o sentimento de derrota também.

Depois tive que ouvir uma merecida bronca do meu treinador. Era o que precisava para voltar a regular meus treinos, minha alimentação e meus sonos. Deu tudo certo depois na maratona, mas foi uma grande lição.

Hoje estou aqui, focado, concentrado e quase recluso. Falta pouco mais de uma semana para a Maratona de SC e estou bem. Aprendi que não somos máquinas. Aprendi que o corpo tem exigências e limites e que é preciso respeitar. Acima de tudo respeitar.

Grande presença

Maria Zeferina Baldaia, campeã da São Silvestre 2001 e terceira colocada na última edição, já confirmou a participação na Maratona Internacional de Santa Catarina. Ela participa pela primeira vez . A mineira tem no currículo os títulos da Maratona Stramilano, na Itália 2008, além da Maratona de São Paulo e do Rio de Janeiro, em 2002.

Nenhum comentário: