quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quinta nooo Diáááriooo!

16 de abril de 2009. N° 8408

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco


Os últimos ajustes


Pronto! Os treinos acabaram. Realizei, ontem, meu último treino antes da prova de domingo. Foi uma corrida leve, de sete quilômetros, só pra manter o corpo em movimento. Agora é esperar pela largada. E é uma espera longa.

Mas, até lá, tenho ainda algumas questões a resolver. Há, também, um planejamento de prova a ser feito. Preciso deixar tudo pronto. Desde a escolha da roupa até a minha alimentação durante as quatro horas de corrida.

Escolher a roupa errada pode ser mortal para uma prova tão longa. Os movimentos repetitivos podem provocar as famosas assaduras por atrito. Nos braços e pernas. Procure usar aquele calção e aquela camiseta que você já testou durante os treinamentos e que você tem certeza de que não vão provocar esse problema.

A organização da maratona oferece água aos corredores durante o trajeto. É importante, mas você vai precisar mais do que somente água. Os isotônicos são fundamentais na reposição mais rápida de líquidos e sais minerais, perdidos durante a transpiração. O objetivo é prevenir a desidratação e cãibras. Isso deve ser feito a cada 30 minutos, em média.

Além disso, é importante a alimentação para repor as energias. Pra isso os corredores usam sachês de carboidratos industrializados. São produtos que tem a função de repor glicogênio e têm fácil assimilação pelo organismo. Nos exercícios, carboidrato significa energia. É o principal combustível dos músculos. Pra que eles se mantenham ativos e resistentes durante a prova, é preciso repor este combustível.

A indicação é de um sachê a cada 40, 45 minutos. Portanto, para uma corrida de quatro horas, vão ser consumidos em torno de seis sachês. O consumo deve ser feito com água. A utilização dos carboidratos em gel é importante, também, para ajudar na recuperação pós-maratona.

Mas atenção! Estes elementos devem ter sido utilizados durante o período de treinamentos. Seu organismo tem que estar habituado a eles. Correr a maratona é o resultado de toda uma preparação, de todo um planejamento. Assim como o seu corpo tem que estar acostumado e treinado com as passadas, com a corrida, ele tem que estar acostumado com esse tipo de alimentação também. Não invente moda!

* Rodrigo Faraco é jornalista, vai participar da Maratona de SC, e, até o dia da prova, passará dicas e informações.

Nenhum comentário: