sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sexta-feira - Diário Catarinense

17 de abril de 2009. N° 8409

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco


A Ilusão da Vitória

Faltando apenas três dias para a maratona, vou buscar inspiração nos feitos e em um pensamento de um grande atleta das corridas. Este atleta é referência pra qualquer um que inicie a prática do atletismo. Pra mim também é.

O mundo ficou espantado com os feitos deste atleta em 1952, em Helsinque, na Finlândia. Até hoje ele é considerado um monstro das corridas. Um fenômeno que conseguia ótimos resultados tanto nas corridas de média distância quanto nas de longa distância.

Estou falando do tcheco Emil Zatopek, que, em 1952, levou a medalha de ouro olímpica nos 5 mil, nos 10 mil e na maratona. Algo até hoje nunca repetido. O “Locomotiva Humana” também ficou na história por revolucionar os métodos de treinamento.

Zatopek popularizou, entre os profissionais de preparação física, o “treinamento intervalado” – seções de treinos com tiros de 200, 400 metros ou até mesmo um quilômetro. O segredo está na intensidade da corrida e no intervalo entre os tiros. Sempre tive pavor desse tipo de treino. Hoje já estou habituado. Zatopek chegava a fazer inacreditáveis seções com 70 tiros de 200 metros. Impressionante!

O tcheco costumava dizer que “na vida, assim como nas corridas, o mais importante é participar, ainda que a ilusão da vitória nos dê forças para continuar lutando”. Algo que nos remete ao espírito olímpico do Barão de Coubertin, à famosa frase “o importante é competir”. É no pensamento de Zatopek que me inspiro.

A “ilusão da vitória”, pra mim, é a chegada. É exatamente a mesma “ilusão da vitória” de Zatopek. A feliz, a consagradora, a redentora chegada! A imagem do momento final, imaginário ou real, alimenta o corpo de energias para que se consiga chegar exatamente ao fim.

Esta semana estou insuportável. Só tenho um assunto. Hoje é sexta-feira, mas desde segunda não consigo me concentrar em outra coisa que não seja a maratona de domingo. E confesso pra vocês que essa cena da chegada, que é a tal “ilusão da vitória”, já passou pela minha cabeça mais de cem vezes.

* Rodrigo Faraco é jornalista, vai participar da Maratona de SC, e, até o dia da prova, passará dicas e informações.

3 comentários:

Jorge Gvendtner disse...

Bom dia FARACO, contagem regressiva acionada hein, BOA SORTE, e que os ensinamentos de Zatopek, e a fibra dos Quenianos lhe acompanhem durante toda a prova ! Abração !

Rodrigo Faraco disse...

Valeu, Jorge!

Um grande abraço e até domingo!

Marcos Alexandre disse...

Meu amigo, parceirao e co-blogueiro,

Estarei com vc lá durante os 42 km e 195 metros!!

Toda a energia e pensamento positivo para que vc vença mais esse dasafio!

Depois te convido: Vamos pro IRONMAN???

abraços

Marcos Alexandre