sábado, 11 de abril de 2009

Sábado, DC

11 de abril de 2009. N° 8403

DIÁRIO DA MARATONA RODRIGO FARACO

Ajuste fino

Mais uma semana de treinos se foi. Esta semana foi tranquila. Como já disse pra vocês, estou em fase de polimento para a corrida do dia 19. É algo que todo atleta profissional faz antes das competições. Sai a carga pesada de trabalho e entra o ajuste fino. Eu não sou atleta profissional, mas minha preparação também passa por esse estágio.

É muito bom porque com o trabalho que estou fazendo agora, consigo perceber os primeiros reflexos de todo o treinamento pesado que foi feito antes. Ou seja, o resultado dos treinos pesados e de toda a dedicação começa a aparecer.

Meu treinador, o triatleta Paulo Domingo Filho, disse que iria me preparar pra que eu fizesse a maratona como um reloginho. Pra que fizesse a prova com soltura, com força e com ritmo constante.

Isso já está acontecendo. O polimento começou há duas semanas e já me sinto mais solto. Estou resistente e forte também. Me sinto assim. E as corridas realizadas nos treinamentos das últimas semanas me dão a certeza que estou com um bom ritmo para a maratona da semana que vem. Aliás, estou correndo com passadas bem ritmadas.

No sábado passado eu fiz um treino de 10 quilômetros. Fiz leve. Em 52 minutos 32 segundos. Estava bem, mas senti que ainda não tão solto quanto ainda quero estar. Nesta semana, na quarta de manhã, o treino programado era exatamente o mesmo – 10 quilômetros.

O engraçado e curioso foi o tempo que terminei esse segundo treino. Foram 10 quilômetros exatamente iguais aos de sábado, com 52 minutos e, pasmem, 32 segundos. Quando olhei no relógio eu não acreditei. A mesma média de ritmo, o mesmo tempo. Só que dessa vez a sensação era melhor. Apesar de estar fazendo tudo igual ao treino passado, eu me sentia mais leve e mais solto pra correr.

Isso é o polimento! Com o passar dos dias, a corrida vai ficar mais fácil. O ato de correr vai ficar mais fácil. Ainda tenho mais uma semana antes da prova. Vai ser uma semana especial esta que está por vir. Vão ser treinos de ajuste fino. A alimentação também vai ter um tratamento especial.

A tendência é que eu fique ainda mais solto. E isso vai me fazer render mais também na prova. Durante a semana eu conto pra vocês. Haja ansiedade!

* Rodrigo Faraco é jornalista, vai participar da Maratona de SC, e, até o dia da prova, passará dicas e informações.

Nenhum comentário: