quinta-feira, 2 de abril de 2009

Coluna de hoje - DC

2 de abril de 2009. N° 8394

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Tem que gostar


A primeira coisa para começar a correr é gostar de correr. Como na escolha de uma profissão ou carreira, é preciso ter gosto pra coisa, senão você não vai evoluir. Os obstáculos criados pelos compromissos diários sempre vão ser maiores do que a própria vontade de praticar a corrida.

Correr não é uma atividade esporádica. As corridas não têm que ser algo a mais na sua vida. Correr é uma atividade que tem que ser parte da sua vida. Correr é um hábito, um estilo de vida, e disciplina é uma palavra-chave. Ou você corre ou você não corre. Ou você é um corredor ou não é. Simples assim!

Mas se você gosta, já é um primeiro passo. Ninguém começa a correr correndo maratonas. Uma maratona exige paciência, planejamento, treino, treino e treino – muito treino! Para um dia começar a pensar em correr uma maratona, você precisa ter passado pelas etapas anteriores, uma a uma.

Comece correndo! A distância que for, a distância que puder! O seu máximo é 400 metros? Então corra 400. Tente um pouco mais amanhã.Mas há algo de muito importante nessa história: procure o auxílio de um profissional. A orientação profissional é fundamental. As pessoas que correm sem orientação geralmente fazem coisas erradas, e com isso certamente vão sentir os reflexos dos erros mais tarde, com lesões, principalmente.

Para correr a primeira maratona demorei quase dois anos realizando treinos semanais orientados por um treinador e passando por provas com distâncias mais curtas de 5, 10, 15 e até 21 quilômetros. O corpo vai aos poucos se adaptando ao esforço.

Hoje estou preparado para a segunda maratona. Os treinos de base e específicos para ela já foram feitos. De janeiro a março foram incansáveis os dias de treinos na academia, com a musculação, que é fundamental para a sustentação da corrida, e na Beira-mar, minha “pista de corridas”.

Anote aí – As inscrições para nona edição da Maratona de Santa Catarina e para a Corrida Rústica vão até o dia 9. A maratona está marcada para domingo, dia 19. O percurso oficial de uma maratona é de 42 km 195 m. A rústica deste ano vai ter 10 km. As inscrições custam R$ 30 para a maratona e 15 para a rústica e são feitas no site http://www.ativo.com/.

* O jornalista Rodrigo Faraco vai participar da Maratona de Santa Catarina e até o dia da prova passará dicas e informações aos participantes.-->
Tem que gostar

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela coluna no DC, Faraco! Acho que é uma coluna até inédita, porque foge daquele tradicional modelo de discurso teórico do cara que fala do esporte sem praticá-lo.

Talvez pudesse até sugerir à RBS (RBS Esporte, do final de semana), te acompanhar nos últimos treinos e na Maratona.

A globo fez uma reportagem deste tipo, uma vez, acompanhando a preparação e a corrida do seu repórter. Acho que o primeiro foi o Cesar Augusto na São Silvestre e depois teve outros mais recentes.

Só que aí a responsabilidade aumenta, né!? hehe

Mas seria muito legal e, certamente, incentivaria muita gente a correr.

Abraço,
Beto Calgaro

Rodrigo Faraco disse...

Legal Beto,

eu estou super motivado com as coisas. Corrida, DC, rádio.

Seria uma boa mesmo essa matéria. Vamos ver se sai.

Valeu a força de sempre.

Grande abraço