segunda-feira, 13 de abril de 2009

Segunda-feira no Diário

13 de abril de 2009. N° 8405

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Na reta final

O que fazer na semana que antecede uma maratona? Esta é a pergunta que muita gente que está acompanhando meus relatos diários deve estar fazendo. Pois eu mesmo, como pseudoatleta de segunda viagem, liguei, na última semana para o meu treinador e perguntei Paulinho, o que eu tenho que fazer na semana que vem?

Paulinho está muito tranquilo. Ele me passa confiança toda hora. Está sempre atento aos detalhes. A resposta dele foi simples: “Nada de especial”. Como quem diz “não inventa moda! Segue a tua vida normalmente.”

Eu explico! Na sexta-feira passada fomos treinar na Beira-Mar. Ele estava observando minha postura de corrida. Comentou que havia percebido alguns detalhes que precisam ser corrigidos. Mas, ao mesmo tempo, Paulinho enfatizou que essas correções vão ficar pra depois da maratona. Isso porque agora não é momento de mudar nada. O que está feito, está feito.

É claro que nestes dias vou ter questões a cuidar. A alimentação, por exemplo. Tenho uma programação especial e preciso seguir para chegar com a energia suficiente no domingo, dia da prova. Vou priorizar as proteínas no início da semana, e os carboidratos a partir de quinta-feira. Ou seja, mais carne e salada no início da semana e mais macarrão e batata depois.

É claro que tudo isso serve pra mim. É uma programação feita pelo meu treinador para as minhas necessidades. Talvez a alimentação de um outro corredor durante esta semana siga um programa completamente diferente do meu. Cada organismo tem suas necessidades.

Paulinho me pediu, também, muita concentração. Para que eu fosse me fechando esta semana em torno do que vou realizar no domingo. Para que eu fosse mentalizando a prova, os trechos, os quilômetros... O que quero fazer. É como o artilheiro que mentaliza o gol antes da partida. Ele pensa na jogada, ele pensa no que fazer com o marcador dele, ele pensa no drible e como vai finalizar.

E os treinos param? Não, não param! Vão ser mais leves e mais no início da semana, mas não posso ficar parado a semana inteira. Seria um erro! É preciso manter o corpo em atividade. Mas isso é conversa para amanhã. Aí eu conto pra vocês como vão ser os treinos que vou executar esta semana.

* Rodrigo Faraco é jornalista, vai participar da Maratona de SC, e, até o dia da prova, passará dicas e informações.

Abraços
Faraco

2 comentários:

totonhoathleticshoes disse...

parabens, muito feliz os comentários, estava la na loja de tenis da athletic shoes e se podia ver a felicidade de todos em em seus rostos de alegria de ter completado a prova indiferente de tempo, e sim pelas etapas vencidas pelos integrantes de cada equipe.

totonhoathleticshoes disse...

parabens, muito feliz os comentários, estava la na loja de tenis da athletic shoes e se podia ver a felicidade de todos em em seus rostos de alegria de ter completado a prova indiferente de tempo, e sim pelas etapas vencidas pelos integrantes de cada equipe.