sábado, 4 de abril de 2009

Dc deste Sábado

4 de abril de 2009. N° 8396

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Treino Específico


Esta semana comecei um trabalho especial nos treinos. É o que o meu treinador, o triatleta Paulo Domingos Filho, chama de polimento. É a reta final de preparação para correr bem e solto os 42 quilômetros da maratona.

O Polimento é um trabalho totalmente diferente do que foi feito até aqui. Como já contei pra vocês, de janeiro a março deste ano eu fiz o trabalho de base para a corrida. Foram três meses intensos de academia, com musculação quase todos os dias, e pista, com os treinos de corrida

A musculação é imprescindível pra quem quer correr. Não são somente seus ossos e suas articulações que têm dar sustentação para que você corra. Os músculos têm que absorver a maior parte do impacto e têm que estar prontos para esse trabalho.

Além da musculação fiz um trabalho de volume também. Sempre aos finais de semana treinava o que costumamos chamar de “longão”. O “longão”, como o próprio nome já diz, é aquele treino com percurso mais longo, demorado, e que dá o lastro necessário para as corridas de grande distância. Fiz treinos longos de 10, 12, 15, 20 e 27 quilômetros.

Não é preciso treinar uma maratona, ou seja, 42 quilômetros, para fazer a prova. O que tem que ser treinado é o acréscimo de volume na sua corrida. Isso é feito aos poucos. É bom lembrar que já tenho carga de corrida e meus treinos levaram também em consideração o meu próprio lastro adquirido nestes últimos dois anos e meio.

Para este período de polimento, a primeira medida do meu treinador foi retirar a musculação. Na pista, corri segunda-feira uma hora em grama, com variação de velocidade e intensidade. Na quarta, estavam planejadas três corridas de três quilômetros. Acabei não conseguindo executar por ainda estar com musculatura presa. Na quinta fiz um trabalho rápido de soltura.

Agora, enquanto você está lendo esta coluna, eu devo estar na minha pista predileta, a beira-mar, correndo. Vão ser 10 quilômetros com tempo pré-estabelecido.

De olho na Grana

A Maratona Internacional de Santa Catarina distribui prêmios em dinheiro. São mais de 80 mil reais. O prêmio é distribuído para os dez primeiros colocados na classificação geral no masculino e para as seis primeiras colocadas no feminino. Além disso, existe também uma premiação em dinheiro aos melhores das categorias por idade.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: