quinta-feira, 9 de abril de 2009

DC nesta quinta

9 de abril de 2009 N° 8401

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Corridas e corridas

Existem diferenças básicas entre correr distâncias curtas e longas. O desafio é diferente! O modo de correr é diferente. Ano passado eu fiz em Novembro a Maratona de Curitiba, que, óbvio, tem 42 quilômetros de distância de percurso, e fiz em Dezembro a São Silvestre, que tem 15 quilômetros.

Depois de fazer a maratona, muitas vezes as pessoas diziam assim pra mim “ah, então agora a São Silvestre vai ser um passeio”. É algo que seria lógico, não é? Quem corre 42, corre 15 quase três vezes. Então a corrida de 15 quilômetros seria mais fácil, bem mais fácil. Correto? Mas não é bem assim.

Na verdade são desafios específicos. Tudo vai depender da intensidade que você coloca para cada uma das corridas. Para correr 42 quilômetros preciso de muita resistência e coloco um ritmo mais leve, justamente para ter essa resistência. Para os 15, velocidade.

Na maratona, que era a minha primeira, o objetivo era completar a prova. Era chegar. É muita coisa correr 42 quilômetros. E como era a primeira vez que faria aquilo, terminar significava vencer.

Para a São Silvestre o objetivo era fazer o melhor tempo possível. O objetivo era correr rápido. Não completar seria uma grande derrota, porque 15 quilômetros é uma distância habitual pra mim, uma distância que está com freqüência nos meus treinamentos. Então eu tinha que completar e fazer meu melhor tempo para essa distância.

Fiz a São Silvestre com o meu melhor tempo - uma hora e 13 minutos. Completei a maratona em quatro horas e 16 minutos. Se eu tivesse feito a maratona no mesmo ritmo da São Silvestre completaria os 42 quilômetros em três horas e 25 minutos. Mas isso não seria possível. Não resistiria naquele ritmo, no ritmo da São Silvestre, por 42 quilômetros.

Existe entre os corredores um mito de que só é corredor de verdade quem corre pelo menos uma maratona. Imaginem, 10 quilômetros seria pouco então? Pra mim nada disso vale. Se você vai correr 3 , 5, 10, 15 ou 42 quilômetros, não interessa. O que interessa é que você tenha o hábito de correr. Se você corre com freqüência, então você pode sair por aí dizendo: eu sou um corredor!

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: