sexta-feira, 3 de abril de 2009

DC desta sexta

3 de abril de 2009. N° 8395Alerta

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Kit básico

O que é preciso ter para correr? Qual é o kit básico? Bom, não é preciso muita coisa, principalmente para quem está começando. Primeiro você tem que ter disposição, vontade de sair de casa e ir para a rua. Às vezes dá uma preguiça... Mesmo em quem já está acostumado. Quando isso acontece, a primeira coisa que faço é colocar o calção, a camiseta, o relógio e o tênis. Pronto, agora que já estou fantasiado de corredor, tenho que ir para a rua! Fácil assim!

Mas agora que já falei, você já conhece parte do kit. A corrida não é um esporte caro, mas tem lá os seus investimentos. O primeiro vai direto para os seus pés, mas ajuda seu joelho, sua canela, sua coluna, seu corpo como um todo. A escolha do tênis é fundamental. Não saia por aí correndo sem um calçado adequado. Com o passar do tempo você vai entender a importância dele e agradecer esse conselho. Um dos piores inimigos dos corredores é o impacto. Na corrida, cada passo sofre a reação do solo de 2,5 a três vezes o peso do seu corpo. Esse impacto pode ser amenizado com o tênis certo.

Outro amigo do corredor é um relógio com monitor cardíaco. Com ele você pode ficar atento à frequência dos batimentos do seu coração. Muitos treinos são feitos com base nestes batimentos. Existem diferentes faixas de batimento para cada tipo de treino. Mas o melhor de tudo é que com o hábito de correr com o relógio monitor, você vai se conhecer cada vez mais e vai conhecer, também, as respostas do seu corpo.

Para fechar, a roupa. Procure utilizar roupas leves. Nada de usar aqueles jaquetões fechados, achando que vai perder mais peso se ficar pelas ruas dentro de um forninho móvel, improvisado com roupas pesadas. Calção e camiseta são suficientes.

Só tome cuidado com gozações. Quando comecei, usava calções de surfista, que não foram perdoados pelos colegas corredores. Agora já estou bem mais “profissional”. Até já tenho uniforme especial para correr a maratona. Ah, um boné e protetor solar são bem-vindos também.

Não perca a hora

A maratona terá largadas em três horários. Às 7h35min, a prova feminina; às 7h45min, para os cadeirantes; e 8h a prova masculina. Logo depois largam os atletas da outra corrida, a rústica, de 10 km.No sábado, dia 18 de abril, um dia antes da prova, a partir das 10h, vão ser entregues os kits de prova aos competidores. Os kits contêm os chips de prova e a numeração de cada atleta.


Abraços
Faraco

Um comentário:

Marcos Alexandre disse...

Caro coblogueiro!

Parabéns pela coluna, e em especial a de hoje! São iniciativas assim que mudam a vida de muitas pessoas!
Lembro de um certo alguém há uns 3 anos atrás sentado no Drakar bar, mau-humorado, sedentário, indisposto...e hj...ah hoje...QUANTA MUDANÇA!!!

ABRAÇOS

MARCOS ALEXANDRE