quarta-feira, 1 de abril de 2009

primeira Coluna no DC

1 de abril de 2009. N° 8393

"DIÁRIO DA MARATONA" - Pura Ansiedade

Lembro muito bem ainda da primeira Maratona que corri. Foi em Curitiba, novembro do ano passado. Apesar de todos os treinos, apesar de toda a dedicação, apesar de saber que você está pronto para correr os tais 42 quilômetros, você nunca sabe realmente o que vai ser percorrer e vencer o mito – a famosa maratona. É quase um salto no escuro.

Lembro que, antes da prova, um amigo meu, Rafael Maioral, que já tinha feito duas maratonas, me disse: “Faraco, corre no teu ritmo. Não tenta te poupar no começo achando que você vai estar inteiro no final, que isso não vai acontecer. No quilômetro 30 você vai estar muito quebrado!”. Era pura verdade!

No quilômetro 30 eu estava muito cansado, mesmo tendo me poupado no começo da prova. E ainda tinha mais 12 quilômetros pra correr. Olhei no relógio, que marcava três horas de corrida, e pensei comigo mesmo: “Ainda tenho no mínimo mais uma hora”. Ao mesmo tempo comecei a me questionar sobre o tamanho do desafio, e sobre os porquês de se fazer aquilo tudo. Não achei resposta e segui correndo.

Foram quatro horas e 16 minutos de corrida para completar os 42km195m de uma maratona. Tinha acabado a primeira maratona da minha vida! Era pra ser a última também, segundo minha própria análise durante a prova. Que nada! Quando acaba, vem uma sensação de dever cumprido, uma sensação de poder, um gosto de vitória, que no dia seguinte você pensa: “Vou fazer de novo e vou fazer melhor!”

Por isso estou aqui. Esse é meu desafio: fazer de novo e fazer melhor! Durante os próximos dias vou dividir com vocês a ansiedade, os cansaços, as dúvidas, as angústias, os treinos, tudo que antecede a realização da minha segunda maratona. É preciso muito treino, muita dedicação, disciplina e boa orientação profissional para fazer uma prova como essa. E é isso que quero contar diariamente pra vocês.

* O jornalista Rodrigo Faraco vai participar da Maratona de Santa Catarina, e, até o dia da prova, passará dicas e informações aos participantes.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: