domingo, 12 de abril de 2009

Domingo no Diário!

12 de abril de 2009. N° 8404

DIÁRIO DA MARATONA RODRIGO FARACO

Entendendo a loucura

Estava chovendo, e os corredores, encharcados, iam chegando um a um. Já passavam de três horas e meia de prova, os vencedores já eram conhecidos, mas cada um dos que cruzavam a linha de chegada fazia a sua festa particular. Mais ou menos contido, pulando, gritando ou com um simples gesto, eles comemoravam, alegres. Simplesmente comemoravam, sozinhos ou com os familiares e amigos.

Eu observava tudo ali, parado, olhando tudo na linha de chegada. Era o final da Maratona de Santa Catarina, em abril do ano passado. Choveu o tempo inteiro, desde as primeiras horas da manhã. Eu havia feito a corrida rústica de nove quilômetros mais cedo e estava ali parado, tomando chuva, na Beira-Mar.

Precisava acompanhar a chegada dos meus amigos, meus grandes parceiros de corrida que estavam pelas ruas correndo ainda. Eles faziam a maratona pela primeira ou pela segunda vez. Eu fiquei ali solitário, na chegada, esperando, nem me importava com a chuva.

E eles foram chegando um a um. Primeiro veio meu amigão, o cara que me levou pras corridas. Marcos Alexandre fazia sua primeira maratona. Apareceu no funil, na reta de chegada, quase voando. Estava empolgado, inteiro, mas muito cansado. Completou a prova em menos de quatro horas. Era tudo o que ele queria. Na sequência vieram outros ainda – o Daniel e a Adri, amigos de corrida também.

Aquilo tudo me emocionou, porque vivi junto com eles o período de treinamentos, porque acompanhei a luta deles para que estivessem ali realizando o sonho da maratona. As cenas não saem da minha memória.

É emocionante! Ver cada um daqueles corredores, os meus amigos e os que eu não conhecia, chegando e cruzando a linha final. Ver e entender o que significava pra eles vencer o desafio.

Aquilo me fez ter mais vontade de fazer eu mesmo uma maratona. Às vezes pode parecer uma loucura correr tamanha distância. Mas tenho certeza que naquele dia eu entendi um pouco mais o porquê dessa loucura. Agora é contagem regressiva. Falta exatamente uma semana. No próximo domingo eu vou estar lá.

* Rodrigo Faraco é jornalista, vai participar da Maratona de SC, e, até o dia da prova, passará dicas e informações.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: