segunda-feira, 6 de abril de 2009

DC - Segunda

6 de abril de 2009. N° 8398

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Socialização

Correr é um esporte solitário, mas ao mesmo tempo não é. Não é uma contradição. A explicação é bem simples. A corrida é solitária porque é um esporte individual. O esforço é seu, as dores são suas e do seu corpo, e as vitórias são somente suas.

Mas a corrida socializa de muitas formas. Numa Maratona você conhece os melhores amigos da sua vida por apenas cinco minutos. Aqueles que vão ser grandes companheiros por apenas um ou dois quilômetros e depois você nunca mais vai ver na vida, mas também não vai esquecer.

Na minha única maratona foi assim. Estava lá pelo quilômetro 20. Estava solto e correndo fácil. Cheguei perto de um senhor de uns 60 anos. Ele estava bem cansado. Com a intenção de motivá-lo, falei “uso a técnica do piloto automático”. Ele me perguntou: “piloto automático?”A minha explicação foi simples! Disse a ele: “agora é mais difícil parar do que continuar, porque o movimento já está automatizado”. Ele olhou pra mim e sorriu. Completou só com um “boa! boa tese!”. Seguimos conversando animados.

Foi então que descobri que o senhor estava fazendo sua vigésima maratona. Imaginem eu, um novato, dando conselhos e tentando motivar um senhor que já tinha ampla experiência.Nós dois fomos amigos durante no máximo cinco, dez minutos. Grandes amigos!

Depois segui em frente e o senhor ficou pra trás. Quando terminou a prova, ainda o procurei para cumprimentá-lo, mas não o encontrei. Nunca mais o vi e é bem provável que nunca mais o veja. Hoje nem me lembro mais de seu rosto, mas certamente nunca mais o esquecerei. Nunca mais esquecerei aquele momento.

* Rodrigo Faraco é jornalista, vai participar da maratona e, até o dia da prova, passará dicas e informações.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: