sábado, 18 de abril de 2009

Sábado no DC

18 de abril de 2009. N° 8410

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Participe da Festa

Dia de maratona é dia de festa. Assim que tem que ser. É um grande evento, num domingo, envolvendo boa parte da cidade. Vá pras ruas amanhã, participe dessa festa. Se não for correr, vá lá pra ver. Faça festa, aplauda, grite por alguém conhecido ou mesmo desconhecido.

Tem que ser assim! Lembro que estava no quilômetro 34 em Curitiba, estava morto de cansado, quase moído por dentro. Ainda faltavam oito quilômetros de corrida. Uma mulher ficava parada ao lado de um poste e gritava sem parar: “vamos! Falta pouco! Vocês são heróis, vocês são heróis!”.

Fui me aproximando dela, do local onde ela estava e pensava: “grita pra mim, grita pra mim também! Olha pra mim! Eu estou aqui! Me ajuda!”. A mulher atendeu o meu pedido, mesmo que ele tivesse sido feito somente em pensamento. Aquilo fez muita diferença pra mim.

E gestos como aquele foram se multiplicando a medida em que nós nos aproximávamos do final. Nos últimos metros estava formado um corredor humano de energias positivas. As pessoas aplaudiam um a um os atletas que iam passando, passo a passo para terminar a prova. Era contagiante!

A maratona é dos atletas profissionais, mas é dos atletas comuns também. A maratona é da cidade e é dos moradores da cidade também. Não Buzine! Pelo menos nesse dia. Um pouco mais de paciência. Afinal, é só uma manhã diferente. Uma manhã de festa.

A nona edição da maratona de Santa Catarina é amanhã. E que muitas outras venham. Florianópolis, a capital da qualidade de vida. A cidade do “Volta à Ilha”, do “Ironman”, do “Moutain Do”. Enfim, vai chegar o dia mais esperado do ano até aqui – pra mim, é claro.

Pra mim e pra tantos outros corredores anônimos também. Corredores que passaram, assim como eu, os últimos meses se preparando pra isso, pra este dia e pra esta prova. Vamos! Vamos juntos! Pra esse grande dia, essa grande festa. Nos vemos cedinho, de manhã, ali, na largada, no ponto de partida.

Não Esqueça

Hoje é o dia para a retirada do kit de corrida da maratona e da rústica. A entrega do kit vai ser feita das 10h às 18h, na beira-mar, em frente ao monumento da Polícia Militar, mesmo local da largada.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: