terça-feira, 7 de abril de 2009

Terça-feira

7 de abril de 2009. N° 8399

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Tempo e distância


Quanto tempo você leva para percorrer a distância de um quilômetro? Seis, sete minutos? Se você está começando a dar as primeiras corridinhas, talvez seu tempo esteja em torno disso. Então vamos fazer uma conta rápida.

Usando como base um tempo de seis minutos e meio para fazer um quilômetro de corrida. Uma maratona tem 42 quilômetros 195 metros. Multiplique então o tempo estabelecido pela distância da maratona. Chegaríamos à conclusão que este corredor levaria pouco mais de 4 horas e meia para terminar a prova.

Por que estou fazendo toda essa conta e estou dando todas estas explicações? Pra que você entenda o que fazem os maratonistas profissionais. O recorde mundial atual da maratona é do etíope Haile Gebreselaisse. Na Maratona de Berlim do ano passado ele fez o tempo de 2h03:59 batendo a própria marca anterior, feita um ano antes também em Berlim.

Esse é um fenômeno! E esses atletas profissionais são mesmo grandes fenômenos. São atletas de condição física privilegiada. Vamos aos dados e você vai entender o que quero dizer. Para fazer este tempo na maratona ele percorreu cada quilômetro dos 42 com uma média perto de dois minutos e 56 segundos para cada quilômetro.

Dois minutos e 56 segundos! Isso é fantástico! O etíope correu durante mais de duas horas numa velocidade espantosa de pouco mais de 20 km/h. Talvez você não consiga fazer isso de bicicleta.

Aquele ser humano normal, ao qual eu me referia no início dessa conversa, aquele que corre com um tempo de seis minutos e meio cada quilômetro, chega no máximo perto de uma velocidade média de 10 km/h para completar uma maratona.

E tenha certeza - ele já pode se considerar um vitorioso por completar a prova, tanto quanto o fenômeno é vitorioso com a marca espetacular.

Os vencedores 2008 e seus tempos

Na Maratona de Santa Catarina do ano passado Adriano Bastos de São Paulo foi o vencedor entre os homens. Ele fez o tempo de duas horas 16 minutos 20 segundos. Entre as mulheres, a alagoana Marili dos Santos foi a campeã. Ele percorreu os 42 quilômetros 195 metros em duas horas 36 minutos 21 segundos.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: