quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quarta-feira no DC

8 de abril de 2009. N° 8400

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

O fazer bem-feito


O treino te faz ter certeza de que é possível realizar uma corrida, uma prova, um desafio. Meu amigo Luiz Carlos Prates costuma dizer no programa de todas as tardes na CBN Diário que “não existe almoço grátis”. Isso também vale no esporte.

Não há como fazer algo bem-feito sem treinamento. E o fazer bem-feito engloba diversos aspectos. O fazer bem-feito é fazer, é completar. O fazer bem-feito é completar a prova dentro de um tempo estabelecido. O fazer bem-feito é também o fazer com qualidade, sem prejuízos à saúde.

Quando corri a Maratona de Curitiba, no ano passado eu fiz bem-feito. Fiz bem-feito porque terminei a prova, o que era a primeira vitória. Fiz bem-feito porque fiz mais ou menos dentro daquilo que queria como tempo pra mim. E fiz bem-feito porque no outro dia estava inteiro e fui trabalhar sem problemas, ou seja, meu corpo não tinha sofrido os piores reflexos que uma maratona pode trazer.

Tudo porque estava bem treinado, estava bem preparado para aquela corrida e sabia disso. Quando eu cobria os treinos e as entrevistas coletivas da dupla Gustavo Kuerten e Larri Passos eu prestava muita atenção no que era jornalístico, mas estava sempre de ouvido atento ao que era ensinamento esportivo também.

Lembro que Larri explicava, daquele seu jeito fissurado e trabalhador, que treinava Guga até o limite porque ele, Guga, tinha que ter certeza que estava pronto pra realizar. Do outro lado da quadra, “o cara”, o adversário de Guga, iria ter que ter treinado mais se realmente quisesse bater Gustavo Kuerten. Mas Guga iria sempre ter certeza que poderia vencer, qualquer adversário, porque tinha se dedicado aos treinos sem preguiças ou desculpas.

Assim é o esporte! Na corrida também. Quando eu estiver lá correndo, no dia 19, os 42 quilômetros da maratona, antes de pensar em desistir por qualquer motivo, eu vou pensar nos dias de treinos. Vou lembrar, que mesmo sozinho na maioria deles, eu estava lá, com chuva, com sol, às 7h da manhã ou às 10h da noite. Vou saber que a minha dedicação foi entregue para que possa realizar mais este desafio.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: