domingo, 5 de abril de 2009

DC deste Domingo

5 de abril de 2009. N° 8397

DIÁRIO DA MARATONA Rodrigo Faraco

Uma relação de Confiança

É como uma relação de pai pra filho. Não fosse a palavra final do meu treinador e a confiança que tenho nele e no trabalho que ele desenvolve comigo, eu não estaria embarcando no desafio de fazer mais uma maratona. E assim que tem que ser! Se não houver confiança não pode haver parceria entre o atleta e o treinador.

Há dois anos e três meses sou treinado pelo triatleta Paulo Domingos Filho, o Paulinho. No começo houve uma fase de adaptação. Eu tentava entender os métodos de treinamento dele e ele tentava conhecer o novo “pupilo”.

È como no futebol. Os jogadores só vão entender e fazer com perfeição o que o técnico pede, depois que o próprio técnico passar confiança a eles. E o técnico só vai saber o que fazer com o time depois que conhecer as características dos jogadores que tem.

O período de adaptação levou alguns meses e muitas teimosias minhas. A maior de todas causou a minha pior lesão. Eu escondia “treinos extras” do meu treinador. As planilhas e o planejamento dele previam uma carga de treinos durante a semana. O problema é que em muitas semanas eu executei uma carga quatro, cinco vezes maior.

Eu aproveitava cada horinha de folga no final de semana pra fazer corridas que não estavam previstas no planejamento. E não contava nada pra ele, óbvio. Resultado: tive que parar de correr por três meses! Minhas pernas não agüentaram a carga extra.

Com o erro aprendi a lição. Ou eu respeitava o que ele me passava, ou não havia sentido ter um treinador. Eu precisava confiar nele. Precisava executar a risca os treinos que me passava. Ao mesmo tempo, Paulinho precisava ter a certeza de que era exatamente aquilo que eu estava executando.

De lá pra cá, ajustamos tudo. Já corri muitas provas e nunca mais tive lesões. Paulinho é um profissional que cobra disciplina, que mostra resultados, que comprova teorias com práticas e que, acima de tudo, me passa extrema confiança. Por isso que agora estou seguro e confiante para correr minha segunda maratona.

Percurso totalmente plano ajuda corredores

A Maratona Internacional de Santa Catarina é considerada uma das melhores do Brasil para se conseguir uma boa marca. Isto porque o percurso do prova é totalmente plano, passando pela Beira-mar e pela Via Expressa Sul. No ano passado, a atleta Marili dos Santos soube aproveitar bem essa característica. Venceu a prova e garantiu o índice para representar o Brasil nas Olimpíadas de Pequim.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: