domingo, 27 de julho de 2008

Mais um longão

Desta vez as sensações foram diferentes, assim como o treino.

Foram 25 kms neste sábado, com direito a calo na sola do pé direito, um calo cultivado desde os 20 kms da semana passada. Desculpem, mas não tenho a intenção de ser clean aqui...a descrição é pra que vocês sintam o mesmo desconforto que eu senti....hahaha, que malvado eu!!!

Mas o desconforto foi só inicial. Depois o pé se torna uma coisa só e a dor se torna normal e algo pra se administrar sempre. Aliás, quem corre longões vive administrando dores localizadas que vão aparecendo e sumindo a cada novo quilômetro. Elas vão e vem, umas depois das outras.

Só que não estou aqui pra falar de dores, não. Estou aqui pra falar de vitória, de conquista. Desde minha contusão no ano passado, em Novembro, quando fiz um longão de 26 kms, não corria uma distância tão grande direto. Foi bom! É sinal de vitória, de cura. Afinal, minha lesão foi causada por aquele treino.

A lesão? Bom, isso vale outro post, mas rapidamente foi um princípio de fratura na tíbia esquerda. Era uma canelite mal administrada, que virou um princípio de fratura por estresse. Foram DOIS meses de fisioterapia e QUATRO ao todo de recuperação. Hoje convivo com o gelo e com os preventivos, pra que não volte mais.

Voltando ao treino, fiz a mesma coisa que na semana passada. Saí do trapiche da beira-mar e fui em direção ao Centrosul, que é o ponto ZERO. Do Centrosul voltei direto até a entrada do Córrego Grande, que é o ponto 9mil800metros. Depois fiz a volta e retornei para o Centrosul. Chegando lá fiz a volta e corri em direção ao trapiche, pra fechar os 25 kms.

Vamos as sensações. Saí forte, num ritmo bom e sem exageros. Estava correndo a uns 5min20 segundos por quilômetro. Assim fui sempre até o DÉCIMO km. Depois apertei um pouco ritmo, pra ficar perto dos 5minutos cravados por km. Cheguei a estar correndo uns 4min50segundos - 5minutos por quilômetro, entre pequenas oscilações.

Fui bem firme e forte até o 20º km. Igual semana passada, mas sem acelerar entre o 16º e 0 20º km. Foi então que senti o peso do treino. Desta vez senti pesar. Mas acho que faltou um carboidrato no 15º quilômetro. Tinha tomado um no 9º e achei que daria legal até o fim...me enganei. Deveria ter tomado outro entre o 15º e o 20º km. Bom pra aprender. Água e isotônico usei direto e aos poucos.

Depois do 20º km, sentindo pesar as pernas eu administrei os 5 kms finais. Como? Mudei a passada. Abri um pouco mais a passada, pra trabalhar com outro grupo muscular e ao mesmo tempo manter ritmo de 5 por km. Consegui legal isso. Por que fazer isso? Já aprendi nesse tempo de corrida que podemos mudar um pouco o grupo muscular que estamos usando variando passada e velocidade...como estava sentindo pesar os músculos usados em 20 kms de corrida, troquei algumas coisas e consegui administrar bem o cansaço. Do 20º ao 25º km eu controlei sempre o tempo pra não perder o ritmo de 5minutos por km. Ainda cheguei a correr abaixo disso no quilômetro final. Acho que 4min50segundos por km.

Os batimentos foram bem também. Muito controlados. Começou em 148 por minuto. Entre 5º e 15º km subiu pra faixa de 153-155. Depois perto de 158-159. Finalizou em 160-162. Esse treino era pra fazer com batimentos entre 150 - 160 por minuto. Então minha média, que ficou em 154, foi boa.

Bom gente, depois desse super relato, só quero dizer que fiz o treino de 25 kms em 2horas e 10 minutos, numa média geral de 5 minutos e 12 segundos por km. O que me traz satisfação enorme. Estive melhor que semana passada, apesar de mais cansado durante e depois, mas não vou querer estar inteiro/inteiraço sempre né. É só o começo dos treinos pra minha primeira Maratona, que deve ser em Novembro, em Curitiba.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: