quarta-feira, 23 de julho de 2008

3min38segundos - a nova referência

Lembram do monstrinho da semana passada? Pois eu encarei o irmão dele hoje. E desta vez o monstrinho ficou bem menos feio.

Primeira lição do dia: Não é possível fazer tiros de 1 km sem saber como fazer esses tiros de 1 km.

Pois bem, vamos lá!

Hoje de manhã, acordei cedo, às 9 horas(é cedo, pow!), coloquei meu tênis, meu calção e fui para a beira-mar, ao encontro do meu treinador e mestre das corridas, o guru Paulinho.

O desafio era cumprir um treino que previa 4 tiros de 1 km. A velocidade e o tempo seriam estabelecidos por ele, pelo treinador. Ele iria me ensinar a fazer os tais tiros na velocidade que ele já sabe que posso fazer.

Segunda lição do dia: tiro de 1 km não é tiro de 400, nem de 200 metros....tiro de 1 km é tiro de 1 km.

O que se quer dizer com isso? É a mesma analogia feita quando se compara corredor de velocidade, de prova de 100 metros rasos, com um fundista, que corre as provas longas, de 5 kms pra cima.

Então precisaria colocar na cabeça que o ritmo não era aquele de tiros de 400 metros. É que esse ano, até esta fase de treinos, só fiz treinos de tiros com 400 metros. Pois agora teria que me adaptar à nova realidade. E não estava conseguindo fazer isso. Errei na semana passada. Mas hoje acho que finalmente aprendi.

A execução começou com Paulinho me fazendo entender que deveria dividir em etapas os tiros de 1 km. Os primeiros 400 metros, na boa, a segunda parte de 400 metros, me readaptando pra correr forte e correndo mais forte, e os últimos 200 metros acelerando e já preparando, bem no final, para o próximo tiro.

O primeiro tiro foi o do acerto, o do ajuste. Larguei forte demais e Paulinho fez a correção imediata. Me segurou no ritmo certo pra não quebrar e ainda fazer bom tempo. Fui tranquilo entre os 200 e os 600, depois do ajuste no ritmo. Entre os 600 e os 1000 fiz um reajuste no ritmo, uma readaptação pra acelerar, e fechei o tiro tranquilo e num tempo ótimo. Foi feito em 3min55segundos.

O segundo tiro foi igual. Estava aprendendo então a fazer a coisa. A grande diferença foi a saída, que já não foi forte como no primeiro tiro. Estava realmente aprendendo a fazer os tiros. Era uma aula com o professor ao lado, de bicicleta, me orientando e me ensinando. Fechei o segundo tiro em 3min54segundos.

Chegava a hora do terceiro tiro. Agora iria acelerar de verdade. Novamente os primeiros 400 metros foram fundamentais. Vou chamar esse período, esse trecho de 400 metros, de "entrando no tiro". É isso mesmo! Você pode entrar bem ou entrar mal no tiro. A aula de hoje me fez resolver que iria passar a entrar bem sempre. Entrar bem é começar de leve, mas sem ser relaxado. Firme, mas sem me matar a ponto de quebrar. A execução foi ótima. Acelerei bastante dos 400 aos 800 metros. Nos 200 metros finais acelerei mais ainda. Terminei com tempo de 3min47segundos, mas cheguei um pouco ruim nesse final. Quase vomitei em plena beira-mar. Bom que a recuperação foi rápida e em poucos segundos estava pronto para o último tiro.

O último tiro. Esse foi sensacional. Foi espetacular!!! Mestre Paulo me fez correr muito. A estratégia foi enganar o corpo...na verdade, a estratégia foi enganar a mente, a cabeça. Como? Primeiros 200 metros - adaptação ao ritmo. De 200 a 400, acertar o movimento dos braços...pensar em acertar o movimento dos braços. De 400 a 600, analisar a respiração. De 600 a 1000, acelerar mais e depois um pouco mais ainda. O que fiz? Exatamente isso. Acontece que concentrando nesses aspectos até os 600 metros não percebi o tiro passar e quando me dei conta que tinha que acelerar só faltavam 400 metros pra correr.

Foi aí a grande virada. Paulinho foi na minha frente pra cortar o vento que era contra. De bicicleta me guiava e me dava o ritmo. Dava tempo para pensar em todas as coisas que deveria...braços e respiração e ritmo. Dos 600 aos 800 metros eu acelerei. Mas dos 800 aos 1000 eu cheguei a uma aceleração espetacular...estava muito rápido mesmo. Estava correndo como velocista de 100, 200 metros...era muito rápido. Bom, finalizei voando de verdade. Acabei e nem quis saber o tempo, que Paulinho estava controlando. Ele me perguntou o que eu achava que tinha acabado de fazer...e eu disse que não tinha noção de tempo, mas sabia que tinha feito um tirambaço.

3min38segundos. Meu melhor tempo até hoje para tiro de 1 km. E foi no último tiro! E cheguei bem!!! Cheguei muito bem!! Finalizei inteiro e ainda perguntei: tem mais um?

Terceira lição do dia: Posso fazer os tiros que achava que ainda não estava pronto pra fazer. E uma frase que o nosso treinador sempre diz - quando se acha que o limite chegou ainda há 30% a mais pra dar.

Obrigado Paulinho! Foi um grande dia de grandes aprendizados! Cada treino eu vou aprendendo a correr, mais e mais.

Abraços
Faraco

Nenhum comentário: