sábado, 24 de maio de 2008

DESCANSAR TAMBÉM É TREINAR!!!


Por mais que pareça paradoxal, descansar também é treinar...sim, isso mesmo!


A grande maioria dos que treinam corrida com certeza já se depararam com o típico dilema ao consultar a planilha de treinos e ver lá estampado em letras garrafais - sexta, sábado e domingo: DESCANSO - aí você olha para fora da janela do seu quarto ou do seu trabalho e vê aquele lindo dia de sol, temperatura amena, ou seja, tudo conspirando para um belo dia de treino, e mais, você se sente DISPOSTO, sente a vontade de colocar o calção, tennis e camiseta e se "mandar"...


Mas saiba que saber respeitar o DESCANSO é muito necessário, pois se o seu Treinador colocou isso lá é porque ele estudou para isso e sabe que o descanso é imperativo nesse(s) dia(s), portanto se segure aí, aproveite o dia para sentir seus músculos, alongar, fazer uma massagem ou simplesmente relaxar.


Digo isso por que as vezes "burlar"o dia de descanso ao invés de trazer evolução ao seu desempenho tem exatamente o efeito contrário, isto é, se não fizer o descanso seu rendimento poderá cair, cair e cair e você poderá começar a ter lesões, indisposição e acabar desistindo de seus objetivos.


Portanto o DESCANSO É TREINO!


No meu caso, por morar numa ilha paradisíaca posso me dar ao luxo de curtir com minha "digníssima" um dia de passeio no lindo mar de Florianópolis (Na Foto acima Eu e Priscila).


Abaixo colaciono matéria muito interessante sobre o tema na revista O2:



Dica de treinamento: repouso para ir mais longe



O processo de recuperação do corpo é tão importante quando os dias de treino pesado. Entenda como o descanso ajuda a melhorar seu desempenho

Se você é um daqueles atletas fissurados em baixar seu tempo e que se apavora ao ver escrito na sua planilha a palavra “descanso” em alguns dias, precisa rever seus conceitos de treinamento de corrida.

O repouso durante a semana de treinamento é muito importante para a performance do corredor. Isso porque as adaptações fisiológicas acontecem, em sua maioria, nesse período, ou seja, o seu organismo assimila o treinamento nos momentos de descanso. Mas é importante ressaltar que só um profissional é capaz de dosar as cargas de treino com os momentos de repouso, para que haja um melhor aproveitamento do exercício.

Além disso, outro fator importante relacionado ao descanso é evitar lesões e carga de treino excessiva (overtrainning). É durante o repouso que o atleta tem maior capacidade de perceber os sinais do corpo, que podem indicar algum tipo de contusão ou sintomas do overtrainning. Por isso, não despreze os repousos previstos em sua planilha e, caso se sinta disposto, peça para o seu treinador lhe recomendar alguma atividade de recuperação ativa, como natação, por exemplo.

Fonte: Marcelo Affonso de Carvalho, Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício e Professor da Universidade Católica do Salvador.




Abraços e BOM DESCANSO (OU SERIA TREINO???)


2 comentários:

Rodrigo Faraco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Faraco disse...

Adoro esse casal.

São iluminados, como estão na foto. Sorridentes e iluminados.

Entenderam porque o "descanso" pro Marcos é sempre mais fácil. Porque ele tem essa menina querida, minha amiga Priscila, sempre ao seua lado.

beijo pros dois - gostei do texto parceirão!