terça-feira, 20 de maio de 2008

TREINO DE TIROS II

Aproveitando a "deixa" dada pelo co-autor deste blog, gostaria de registrar aqui a minha impressão do chamado treino "intervalado" ou de "tiros".
Hoje foi um daqueles dias que a gente olha na planilha de treinos e desanima um pouquinho, hoje era dia de treino intervalado, apesar de meu amigo Faraco achar que eu gosto desta modalidade de treinos eu confesso que digamos, eu tolero melhor do que ele...hehehehe...Hoje tinha que cumprir 4 tiros de 1 km a serem completados entre 4:20 a 4:30 por km.
Pois bem, o dia estava lindo, veranico de maio, o horário não era o mais apropriado (12:30 hs) a temperatura estava elevada e o clima seco, mesmo assim lá fui eu, trote leve de 10 min (ah!!! como eu queria que o trote fosse de 01 hora .....rs) e depois iniciei a série de Tiros, o primeiro KM fechei em 4:08, ops! (foi mal treinador!), intervalo de 1 min e 20 s e parti para o 2º Tiro e pra minha surpresa cravei 4'05'' e no terceiro tiro também 4'05'' e no último resolvir "socar a bota" (expressão criada e muito usada pelo nosso treinador Paulo Domingos) e finalizei o último tiro com 3'48''....e me sentindo muito bem!!! Hoje era um daqueles dias que o Faraco definiu como "dia bom" e dos melhores!
Então, apesar de "tolerar" o treino intervalado, quando você termina a sensaçao de dever cumprido e de meta alcançada é muito recogizante e consegue te mostrar que você é capaz sim de correr mais e mais rápido!
Se voce quiser evoluir e melhorar seus tempos esse treino é obrigatório.
Para entender um pouco mais sobre o intervalado transcrevo abaixo texto retirado da revista Webrun:

Nova técnica de treinos intervalados pode ajudar seu desempenho

por Renato Dutra


Sejamos francos: quem não gosta de melhorar suas marcas nas provas de corrida? Mesmo aqueles que correm apenas pelo “prazer” de correr olham no relógio quando cruzam a linha de chegada. Portanto, qualquer novo método de treinamento que surja para nos ajudar a diminuir, nem que sejam alguns míseros segundos de nossas melhores marcas, é mais do que bem vindo, certo?Pois existe um método de treinamento intervalado que já nem é tão novo e que funciona muito bem. Na década de 90, um grupo de estudiosos japoneses testou um protocolo bastante inovador: 20 segundos de esforço, intercalados por 10 segundos de recuperação. Detalhe: a intensidade do esforço correspondia a 170% do VO2max. Em outras palavras, seria o equivalente a um tiro na maior velocidade possível durante 20 segundos. Parece fácil, mas o protocolo era composto por oito tiros de 20 segundos, com apenas 10 segundos de descanso entre cada. No estudo, os pesquisadores compararam a evolução na performance dos corredores com um grupo controle, que fez apenas treinos de “rodagem” leve de uma hora, a 70% do VO2max.No final do estudo verificaram que o grupo que adicionou este treino intenso melhorou a capacidade aeróbica mais do que o grupo controle e ainda melhorou a capacidade anaeróbia em 28%, sendo que o grupo controle não apresentou melhora para esta variável. Mas o melhor de tudo foi a relação custo-benefício do treino mais intenso. São no máximo 30 minutos de trabalho (incluindo aquecimento e desaquecimento), contra uma hora de corrida no outro treino. Detalhe: melhorar a capacidade anaeróbica é algo extremamente interessante também para o corredor de longa distância, pois muitas provas têm subidas íngremes, as quais solicitam uma boa capacidade anaeróbia. Então, se o amigo corredor já vem treinando a alguns anos da mesma forma e quiser melhorar um pouco mais sua marca pessoal nos 10km, fica aqui o treino “Tabata”, batizado em homenagem ao grupo de japoneses que testaram e aprovaram este novo método de treinamento. O único, porém, é que, além de ser reservado para corredores mais experientes, é um treino bastante difícil e, portanto, necessita de uma boa dose de motivação para realiza-lo. Então, prepara, vai!Referências:1-Medicine and Science in Sports and Exercise, 1996; 28(10):1327-302-MSSE 1997; 29(3):390-5.

Abraços

Marcos Alexandre

Um comentário:

Rodrigo Faraco disse...

Opaaa, gostei desse intervalado aí....quando vamos fazer?

hahahhahaha

abração co-autor