domingo, 1 de junho de 2008

Eu vou fazer, não sei quando, mas vou...

Passei o último Domingo cobrindo o Ironman Brasil pra RBS TV.

Já tinha acompanhado em outros anos a movimentação dos atletas, a largada de manhã cedo, o clima de esporte em Jurerê Internacional, mas desta vez foi bem diferente.

Fui pra Jurerê ainda cedo, lá pelas 6 da madrugada(6 da manhã pra mim sempre vai ser 6 da madrugada). Chegando lá aquela confusão, muita gente na praia, bem mais que nos anos anteriores. Esse envolvimento das pessoas parece que cresce ano a ano.


A largada é sempre um momento mágico. O nascer do sol ao fundo faz a "imagem" ser fantástica, com a água do mar como se fosse um espelho...fica um visual quente, com os atletas fazendo os primeiros movimentos de braçadas. Parecem um cardume se movimentado por cima da água do mar. Mas a "imagem" continua sendo maravilhosa.

Outros momentos especiais são as transições...é adranalina pura. Os caras vão chegando, já vão trocando de roupa, já pegam as bikes...tudo isso na correria. Muito massa! Empolgante!

A chegada emociona qualquer um. Aqueles verdadeiros "homens e mulheres de ferro" com muita raça, se superando, depois de um dia inteiro de "exercícios"...depois de nadar, pedalar e correr distâncias extremas, inimagináveis para pessoas normais...eles vão chegando um a um. E chegam sorrindo, pulando, gritando, chegam fazendo festa...chegam dispostos e...pasmem! Ainda dão entrevista! São mesmo de ferro!


Agora uma parada para uma pequena besteira:

Só uma coisa realmente me assustou. O pé do francês Benjamim Sanson! Que coisa horrorosa...eu tive uma namorada que reparava em pés e ela achava o meu pé muito feio. Eu acho uma besteira, mas reparei no pé do cara naquele dia...porque quando a gente começa a praticar corrida o pé é o primeiro que sofre. Mas o pé direito do cara tinha SEIS dedos! O joanete quase tava tomando conta do pé. Não sei como colocou "aquilo" dentro do tênis pra correr. Se minha antiga namorada visse aquilo...tenho certeza que meu pé ficaria lindão.

Voltando a prova...

Na verdade passar o dia no Ironman, na cidade do Ironman, me fez tentar apressar esse sonho. Quero fazer um Ironman. Estava pensando em fazer o Ironman em 2010, mas agora já estou pensando seriamente em adiantar pra 2009...isso se meu treinador deixar e disser que tenho condições e ele pode me preparar.

Eu não quero apenas fazer, completar um Ironman. Não quero treinar praquela prova e simplesmente fazer. Quero me tornar um Ironman. Vou explicar a diferença. É como correr e ser corredor apenas. Aí um dia você resolve fazer uma maratona. Treina, faz a maratona e pronto...depois volta a ser corredor. Não se tornou um maratonista...não se tornou um cara preparado para maratonas, simplesmente fez uma. Entenderam? Quero me tornar um Ironman e seguir fazendo super-provas, quem sabe até uma ultra-maratona. Posso estar louco, mas gosto de viver minhas loucuras.

Abraços
Faraco viajando na maionese num domingo de folga...ufaaaa!!!

Nenhum comentário: