segunda-feira, 30 de junho de 2008

DesaFRIO é loucura


Passamos o Sábado em Urubici - eu e o meu co-blogueiro, parceiro de corridas, Marcos Alexandre.

Fomos acompanhar a 5ª edição do DesaFRIO, prova de 50 quilômetros, que tem 25 kms de subida e mais 25 kms de descida naquela cidade. Eu fui profissionalmente, pra fazer matéria sobre a prova, e o Marcos foi pra conhecer e acompanhar a prova.

Meus caros, aquilo é uma loucura total.

A largada foi às 7:40 da madrugada(insisto que esse horário pra mim é madrugada, não sei o porquê, mas é....hahhahaha). Os corredores seguem em direção a uma trilha pelos morros da cidade. Os primeiros 7 kms nós conseguimos acompanhar com o carro. Depois começou a subir de verdade e a trilha ficou mais fechada ainda, o que impossibilitava o acompanhamento.

Até o 15º km é assim...trilha fechada. Os corredores saem então num local onde há uma cachoeira que chamam de "Véu de Noiva". Daí em diante seguem pelo asfalto na estrada que vai dar no topo do famoso Morro da Igreja de Urubici.

Do 15º ao 25º km é só subida. Os corredores sobem, sobem, sobem e sobem...e tem mais...quando acham que estão chegando, sobem e sobem e sobem mais ainda. São DEZ kms sofridos de subida muito pesada.

Mas o detalhe é o seguinte - isso tudo em condições normais de tempo e temperatura já seria muito pros atletas. Acontece que neste sábado estava tempo ruim. Cedo de manhã o céu já estava com muitas nuvens e não demorou a chover. O trecho do asfalto no Morro da Igreja foi feito com temperatura muito baixa, neblina e chuva, além do vento forte e cortante. Tava frio pra dedéu.

No topo do morro o posto de troca era covardia. ZERO grau e sensação de uns MENOS QUINZE.
Tinha corredor que tava de short e manga curta. São loucos de correr 50 kms, mas são mais loucos de fazer 25 kms em subida daquele jeito e com aquele frio sem usar roupas adequadas pro frio. Aquilo lá em cima era um inferno às avessas - congelante!

Registrei imagens que vocês vão poder ver no RBS Esporte do próximo sábado.

Depois de passar pelo inferno do topo do Morro da Igreja, os corredores partem para os 25 kms restantes de descida. Haja joelho!

O primeiro colocado no masculino fez a prova em 3 horas e 50 minutos. No feminino, a primeira a chegar completou a prova em 5 horas e 23 minutos. Era início de tarde e o frio aumentava, com a chuva e o vento no centro da cidade - aliás, na cidade propriamente dita, já que Urubici é uma rua, quando pisca os olhos acaba( isso se estiver a pé - se estiver de carro não dá nem tempo de piscar - hahhahhha).

Cheguei a conclusão do seguinte: o esporte às vezes vai deixando as pessoas mais e mais loucas. O que leva alguém a se impor uma prova como essa? Ela é desumana. As condições são amplamente extremas. Não há explicação.

O que não há explicação é o que vou escrever agora - acho que no ano que vem quero fazer essa prova. Sozinho os 50 kms! Não me perguntem o porquê! É mais um desafio que pretendo me impor. Ou seria um DesaFRIO?

Abraços

2 comentários:

Rafael Pina disse...

Olá, Faraco !
Estive no desafrio, sensacional este ano. Gostaria de saber se tenho como obter as imagens que foram ao ar ontem, ou então as imagens brutas mesmo. Todo ano fazemos um vídeo da prova e esse ano nossa equipe foi sem o 'registrador oficial'.

Grande abraço,
Rafael Pina
http://relatosderesistencia.blogspot.com/

patrícia deluca disse...

Muito gato, Rodrigo Faraco.
Hehehehe
Beijinhos