terça-feira, 2 de setembro de 2008

QUE DOR É ESSA?

É com muita satisfação que fiquei sabendo que inspirados pelos textos do blog algumas pessoas estão se motivando e começando também a praticar o vício correr.

E é para essas pessoas que eu escrevo hoje!

Quando se inicia a prática de um novo esporte é natural que o corpo tenha suas reações, tais como dores musculares, fadiga e outros. Mas, tem uma dor em especial que geralmente aparece mas que pode ser prevenida e combatida é a “famosa” CANELITE!!! (inflamação dos tendões e músculos da tíbia)

Que dor é essa? É uma dor que surge nas canelas e que se não tratada e prevenida pode se tornar uma fratura ou lesão mais grave....que o diga meu co-blogueiro Faraco!

Ela pode ter a sua origem devido a vários fatores, entre os quais destaco:

a) Tênis inadequado para o seu tipo de pisada ou sem sistema de amortecimento;
b) Treinar somente em solo muito “duro”; e
c) Postura inclinada demais na corrida .

Então para preveni-la recomendo aos leitores que comprem um tênis adequado ao seu tipo de pisada, use o tênis novo caminhando primeiro para amaciá-lo, intercalar treinos no asfalto, esteira, grama e areia e não corram muito inclinados para frente.

Para combatê-la existe um santo remédio que é muito barato: GELO, isso mesmo!

GELO nas canelas todos os dias 15 minutos em cada lado e pronto, quem já ta com a “marvada” desaparece e quem não tá dificilmente a terá!!!

Eu particularmente aplico gelo todos os dias nas minhas canelas, mesmo nos dias em que não há treino, e posso afirmar FUNCIONA!

Quanto ao tipo de pisada, colaciono abaixo texto extraído do site WEBRUN que esclarece todas as dúvidas:

Também é muito importante comprar um tênis adequado para o seu tipo de pisada. Ao todo existem três tipos de pisadas:
Pisada normal: onde se inicia o contato com o solo do lado externo docalcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando apassada no centro da planta do pé.
Pronação: onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
Supinação: onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
A melhor forma de se avaliar a pisada é com uma avaliação biomecânica em laboratório Mas como isso gasta tempo e dinheiro eu fiz a avaliação mais simples possível verifiquei a sola de um tênis velho.Ao olhar o desgaste, na parte da planta do pé, pude descobrir o meu tipo de pisada.
Eu tenho uma pisada normal, ou neutra como também é conhecida, porque a sola do meu tênis apresentava desgaste no centro da planta do pé.Mas se este desgaste ocorrer do lado interno na planta do pé a pessoa tem tendência a pronação; se este desgaste ocorrer do lado de fora na planta do pé a pessoa apresenta tendência a supinação.”

De posse dessas informações valiosas procure as melhores lojas do ramos, escolhe o tipo de tênis adequado ao seu pé (eles sabem, ou deveriam saber...rs) e SEBO ou seria GELO NAS CANELAS!!!!

Abraços

Marcos Alexandre

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal este texto, e "caiu como luva"...na semana passada eu estava com uma "pequena" dor....e sabe a recomendação? GELO...rsrsrs
Você e Faraco precisam escrever sempre e sempre...sem dúvidas é um incentivo aos principiantes!

Aline

Alunas do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará disse...

Amigos, o texto foi de extrema importância pois estou iniciando a prática da corrida e estou sentindo muitas dores. Valeu!!!

Anônimo disse...

valeu pela dica do gelo. Eu lembro que no começo tinha dores fortes na tíbia, porque pegava pesado e mesmo com dor corria, mas agora a dor voltou porque eu aumentei a velocidade, e tá foda, porque não consigo fazer o que quero.

Unknown disse...

Valew pela dica... estou pondo gelo agora mesmo... Só mais uma dúvida, você disse que sempre faz uso do gelo, você usa antes ou após os exercícios?