terça-feira, 21 de junho de 2011

MEIA, “MEA CULPA”!



O dia estava perfeito, tempo seco, nubladinho, pouco vento e temperatura amena, enfim tudo conspirava a favor.




As semanas que antecederam a Meia de Floripa foram muito puxadas em matéria de treinos e os intervalados me fizeram atingir velocidades antes sequer imaginadas, os volumes de treino eram cada vez mais elevados e a qualidade dos treinos era perceptível.




Com tudo isso em mente, foi inevitável imaginar que Eu faria uma Meia Maratona com um tempo mais baixo do que a realizada no dia 20/03/2011 (1 h e 37 min e 14 s), mesmo que conscientemente eu não quisesse havia certa pressão pela melhora e quebra do tempo anterior.




Naquela ocasião o cenário era outro, o clima era de calor, havia dormido poucas horas e a véspera tinha sido diametralmente oposta ao recomendado pra quem quer competir no dia seguinte.




Pois bem, 07h41min foi dada à largada! E lá estava eu embolado no meio da multidão e com meu cinturão de hidratação novinho em folha recheado com 4 garrafinhas de Accelerade congeladas. Eu não queria que nenhum detalhe me atrapalha-se!




Mas parece que o excesso de zelo se mostrou meu inimigo logo ali na frente!




Na primeira subida (Meia mais plana do Brasil é???) uma das garrafinhas saltou longe do meu cinturão e tive que descer o morro de volta atrás dela, coloquei no “coldre” de novo e quando voltava ao ritmo desejado, mais uma vez a garrafinha caiu no chão e mais uma vez parei para junta-la e derrubar um corredor que vinha logo atrás.




Nessa hora fiquei decepcionado comigo mesmo, me perguntando como, como um cara que já correu tantas provas, podia ter sido tão amador? Como?




Lá estava eu com uma garrafinha na mão, comprometendo a postura e tirando todo o foco da prova, e quando já voltava para o “pace” desejado de 4:35 min/km uma segunda garrafinha se “revoltou” e pulou fora da minha cintura e caiu no meio da subida da Ponte Pedro Ivo, mais uma parada, mais perda de tempo, perda de postura e da paciência. E esta cena se repetiu mais umas 5 vezes, até o momento em que resolvi carregar 02 garrafinhas na mão esquerda enquanto tentava com a mão direita pegar os copos de água dos postos de hidratação.




Não queria jogar as garrafinhas fora, ainda mais que estavam cheias de accelerade!




Aguardei o quanto pude para encontrar algum conhecido, ou alguém da equipe para entregá-las em segurança, até que quando passava pelo km 12 resolvi descarta-las embaixo da plaquinha que sinalizava o Km.




Logo em seguida encontrei o PAULINHO e apenas disse a ele que tava tudo bem (mas não estava) e pedi que resgatasse as garrafinhas lá.




Somente então após 12 km é que consegui recolocar o foco na prova e tentei correr num pace mais próximo do desejado, mas não adiantava as cenas do meu amadorismo não me saiam da cabeça e por mais que tentasse não conseguia aumentar o ritmo, logo em seguida pra piorar comecei a sentir uma fisgada forte na parte posterior da coxa que me acompanhou até o último Km.




Ainda assim quando estava no KM 18 achei que ainda dava pra ao menos “empatar” com o tempo obtido na outra Meia, mas daí surgiu um subida interminável da Ponte Colombo Salles que jogou meu ritmo e BPM pra cima, mas seguia correndo forte, onde vi muitos começarem a caminhar.




Quando comecei a descer resolvi “SOCAR A BOTA” com dor e tudo, não olhei mais pro relógio e pensei – “vai que num passe de mágica consigo bater o tempo...!”




Fui correndo forte, cada vez mais forte , ultrapassando muita gente, ultrapassava em Blocos, tava “furioso”, mas quando finalmente avistei o pórtico de chegada vi que não dava mais, já marcava pouco mais de 1:37 h e ainda tinha mais uns 300 m pra correr, então olhei em volta e vi Sabine, Renato Semensati, Van e outros me dando força e motivação e então dei mais um pouco de mim e cruzei o pórtico com 1 h 38 min e 14 s, exatamente 1 min mais lento do que três meses atrás.




Não tem como mentir, eu tava frustrado!




Mas hoje depois de refletir e conversar com algumas pessoas percebi que meu “erro” havia me custado muito caro e que nas condições a que me expus fiz SIM uma baita prova!




Que venha a próxima ! Tem dia que não é o seu dia!




E que sirva de aprendizado!




Abraços




MARCOS ALEXANDRE

3 comentários:

Profª Msª Simone Herdina(CREF 040G/SC) disse...

Parabéns guerreiro!!! Cada corrida um aprendizado e quem sabe troca teu "cinturão". Abços.

Anônimo disse...

Marquinhos, e o Paulinho achou as garrafinhasssssssssssss???fiqueiiiii curiosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Flávia

Marcos Alexandre disse...

Vou usar só as garrafinhas da frente da próxima vez, e sim o Paulinho achou as garrafinhas e me entregou-as no final, menos mal né?