terça-feira, 5 de maio de 2009

VOLTA A ILHA 2009


Passados pouco mais de 10 dias finalmente consegui escrever sobre a mais Tradicional prova de revezamento de Santa Catarina.





A famosa, idolatrada, temida e desejada "Volta a Ilha" - http://www.voltailha.com.br/ - que em sua 14 DÉCIMA QUARTA edição contou com aproximadamente 200 equipes que vieram dos mais variados lugares do Brasil e do Mundo, foi realizada no último dia 25 de abril.



E este ano marcou também um mudança, nossa equipe decidiu mudar de categoria, não porque almejavamos vencer a prova, mas porque todos os anos corríamos mais rápido do que o tempo que era estabelecido pela organização na Categoria Participação (categoria amadora...mas nem tanto!), e quando se corre com um "pace" mais veloz do que o estipulado estabelece a regra que a equipe deverá ser penalizada.



E isto fez com que no ano passado nos fora acrescido 30 minutos por termos superado nosso tempo e feito a prova em 12 horas e 35 min.



Pois bem, esse ano demos um "upgrade" e fomos para a Categoria aberta onde o limite deixa de ser o tempo máximo permitido para ser o tempo mínimo exigido, e onde as melhores equipes estão!



O tempo mínimo exigido é de 5 min por Km, o que foi facilmente obtido ano passado quando a equipe era composta também por bravas mulheres, então esse ano seria "mamão com açucar"!!!



Ledo engano! Este ano como diz Sérgio Xavier, Editor da revista RUNNERS, o "Sertão virou mar"!!!



Choveram 3 dias inteiros (incluindo o dia da Prova) e pra completar o Mar "cresceu" e tivemos uma das piores "ressacas" nas praias de Floripa, e para completar o cenário desolador, nossa equipe teve importantes "baixas" e nos vimos na última semana com apenas 7 competidores (eram 8) e sem possibilidade de substituição (regras excessivamente rígidas que nao permitiam mais a substituiçao), dessa forma a maioria dos integrantes da equipe teve que correr um trecho a mais!!!



Pronto!!! Tava feito o enredo da trama, ruas alagadas (tênis IDEM!!!) , frio, ondas quebrando nas "costas" dos corredores, trilhas escorregadias, atalhos que viraram riachos, buracos que viraram Lagoas (Atravessei parte do meu trecho com água na cintura!) e enfim todas as equipes fizeram tempos bem maiores do que no ano passado, mesmo aquelas com 8 integrantes.



Nossa equipe que contou com 7 guerreiros (Faraco, Rivaldo, Hélio, Caio, Eu, Osni e Yuri) e 1 Timoneiro (Xande) sofreu e muito para completar o percurso total de 150 km!!!!


FARACO, tava sofrendo os efeitos pós-maratona, pesado e "travado" não fosse pelo espírito de equipe nem poderia ter participado dessa prova.


RIVALDO, que já se revelara um destaque na prova do Costão do Santinho, mais uma vez superou as expectativas e mostrou ter incorporado a atitude de um vencedor.


HÉLIO, manteve sua ótima regularidade e comprova a tese dos vinhos, que quanto mais maduro melhor!


YURI, fez a sua estréia com pé direito e correu feito veterano.


EU, fiz o meu melhor pace - 4:11 - no Trecho 05 e apesar de ter corrido dentro dágua fechei os 23 kms totais numa média de 4:32!


CAIO, conhecido como o "queniano albino", pulverizou os 02 primeiros trechos , chegando a rodar pra 3:57 por km, mas superestimamos seu potencial e em sua "casa" (Morro do Sertão - 15 km), acabou sentindo a fadiga e a falta de alimentaçao e quase nos matou de susto mas chegou no posto 18 com o semblante de um herói que nem na "derrota" se deixa abater, valeu CAIO!!!


OSNI, esse é o CARA, pois além de organizar ainda correu 04 QUATRO trechos e fechou a prova correndo para 4:55!!!


XANDE, apesar se recuperando-se de lesão foi ponto forte no suporte logístico e mental do grupo!!!



FECHAMOS a prova com o tempo de 13 hs e 01 minuto que somados a penalizaçao de 30 min por termos usado atletas nos trechos que eram dos atletas lesionados, totalizaram 13:31 min e fechamos na 21 VIGÉSIMA PRIMEIRA colocação na categoria aberta e aprendemos que essa prova é coisa pra gente grande e que com a força da natureza não se brinca.



Mas mais uma vez o que se sobressaiu foi o ESPIRÍTO DE EQUIPE, a SOLIDARIEDADE, a FÉ, a AMIZADE e o ESPORTE!



VALEU EQUIPE!!!



PARABÉNS A TODOS!



ATÉ ANO QUE VEM DE NOVOOOOO!!!!



MARCOS ALEXANDRE

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos meninossss !!!!! Que correm...e correm muito!!! Só acho que tá faltando a mulherada nesta equipe.....para elevar (o tempo) e o nível da equipe....de 5 min o km para 7? rsrsrs

Imagina......07 homens o dia todo...juntinhos...boa coisa não deve ter saído....

Beijocas..

Membros da Equipe ... disse...

Show de Bola!!! O que falar dessa corrida, que é o VOLTA ILHA!!! E dessa galera!!! ... Garra ... Não neh, acho que garra pega mau com a concorrência!!! Elite... Também já não sei se encaixaria com as nossas economias!!! Meta e Foco são palavras muito sucintas!!! Sacrifício ... é na verdade nem é tão ruim assim, apesar de ter encarado uns Pipimoveis ... Eeee galerinha corajosa mesmo!!! Hahahaha!!!! Acho que esforço também não seria a palavra ideal, já que leva a crer uma ação individual!!! Então digamos ... que na ajuda de um líder, compartilhamos uma paixão semelhante, a CORRIDA. A amizade, a parceria e as histórias bizarras tbm fazem grande parte dessa aventura, apesar de tudo, dos erros e defeitos de cada um, e o que mais me conforma é saber que ano que vem tem mais e além de objetivar sempre uma redução de tempos e custos, estou aqui sem palavras pra descrever esse acontecimento. Valeu ... Osni, Marquito, Yurie, Alexandre pela compania até o Juninho que chegou só no final, Faraco, Rivaldo e o Hélio!!! Grande Abraço!!!