
Neste final de semana aconteceu aquela que, em minha opinião já se tornou uma das TOP 5 Meias-Maratonas do Brasil!
A Meia de Floripa (O2/ASICS), realizada num período do ano que não há excessos de provas nos calendário, com temperatura amena e circuito quase todo plano, a charmosa competição mais uma vez deu um banho em organização e logística.
A começar pelo belo KIT contendo uma Bolsa de material mais resistente, uma touca de corrida, um gel da Pacific Health e uma bela camisa de mangas compridas e tecido tecnológico, a organização só deixou a desejar no quesito pontualidade, um atraso de 15 min compromete o aquecimento e suplementação dos atletas e é inaceitável!
As alterações no percurso foram excelentes e toda a hidratação estava perfeita.
Outro elogio que não posso me furtar a fazer é quanto ao recolhimento dos copinhos de água vazios, diferentemente da outra Meia realizada em Março deste ano, 4 horas depois do inicio da Prova não se via um mísero copinho largado nas ruas ou canteiros centrais da Beiramar! PARABÉNS!
Esta corrida marcava para mim o reencontro com a distancia que mais gosto de fazer, eu acho uma Meia Maratona um oportunidade completa de se testar seu rendimento em termos de velocidade, mas também em termos de resistência e estratégia de corrida.
No ano passado eu havia feito minha melhor marca em 1:37:14 Hs e neste ano eu andava meio preocupado com o que viria pela frente, pois não estou tão treinado quanto nos anos anteriores e nas semanas que antecederam a prova meus treinos de corrida se limitaram a um treino de “intervalados” por semana, isso me deixou bastante inseguro quanto a minha capacidade de manter uma boa velocidade por mais tempo em distancias maiores.
Por isso, larguei tentando ser o mais conservador possível, e com exceção do primeiro Km onde cravei 4:12 min os próximos procurei manter na faixa de 4:35 min/km.
Consegui manter esse ritmo até o km 8, aonde tomei o primeiro Gel e aumentei um pouco o ritmo para 4:25 min/km. Nessa hora comecei a avistar alguns corredores que a gente já conhece e sabe que tem tempos bons para a distancia.
Achei esse “pace” bastante factível e me mantive nele até o km 17, (tomei outro gel no KM 15).
A essa altura e já não olhava mais pro relógio e nem queria saber qual era o tempo total já percorrido, não queria ter que fazer contas e “sofrer” pela angústia de quebrar ou não minha marca anterior.
Depois de trocar umas palavras com o Paulinho (treinador) achei um corredor que parecia estar num ritmo bom e o segui até o final.
Subi a Ponte a 4:38 min/km e compensei nos Km 19, 20 e 21 fazendo 4:07; 4:12 e 4:03 min/km.
Nos últimos 210 metros (sim 210 metros! Quando deveria ter apenas 097 metros) dei aquela SPRINTADA fatal e rodei pra 3:40 min/km .
FECHEI A MEIA MARATONA COM MEU NOVO RECORDE MUNDIAL PESSOAL DE 1 HORA 33 MIN E 13 SEGUNDOS!
Baixei em mais de 4 minutos meu tempo anterior!
OBRIGADO A TODOS QUE ME APOIARAM ANTES E DURANTE A PROVA!
Mas a conta veio salgada, hoje 4 dia depois ainda sinto as panturrilhas doerem e ainda não dei um trotinho sequer...
MAS VALEU MUITO A PENA! QUE VENHA A PRÓXIMA!
ABRAÇOS
MARCOS ALEXANDRE
3 comentários:
Como te disse mano, um dia chego lá, vc é minha inspiração e fico muito feliz ao ver q depois de anos de treino vc ainda consegue se superar, isso prova que estamos sempre evoluindo! Parabéns campeão!!
Parabéns Timba, bela prova e excelente relato.
abraços
Amilcar
Panturrilha fraca hein o ahahahah
Parabéns garoto.
Abs
Postar um comentário