segunda-feira, 11 de abril de 2011

LONG DISTANCE CAIOBÁ 2011 – 2, 84 e 21!


Após praticamente UM ano sem participar de nenhuma prova de triatlon devo confessar que estava um pouco ansioso para competir nessa Prova.

Mas diferentemente do ano passado não tinha mais aquele nervosismo da primeira vez, os macetes já estavam decorados e as possibilidades de erros minimizadas, sem contar que nesse ano eu estava me sentindo mais forte e muito mais consciente das minhas condições.

Ou últimos treinos fortes em Floripa não deixavam dúvidas de que eu faria uma boa prova.

Mas isso é apenas uma parte da equação, a outra parte depende das intempéries do clima e de como a gente acorda no dia da prova.

Quanto ao cenário metereológico, à véspera do evento não era nada animador, a noite foi de muito vento, frio e chuva, a “Praia Mansa” não estava pra peixe!

Eu, Kadinho, Puma e Amílcar ficamos no mesmo Hotel e trocávamos impressões e as últimas dicas, os novatos Amílcar e Kadinho mostravam um pouco de apreensão pela estréia no mundo dos Triatlons e Puma estava mais quieto e focado, parecia que estava guardando algo pro dia seguinte.

O dia amanheceu e a chuva tinha dado uma trégua, mas o tempo permanecia nublado e o vento já soprava moderado a forte, por causa do vento o mar estava meio “picado”, mas não tinha grandes ondulações.

Um pouco antes das 8 h da manhã foi dada a largada e diferentemente do ano passado fui para água e não fiquei pra trás do “grande bolo” e por isso mesmo tomei uma cotovelada no nariz, um soco que arrancou meus óculos de natação e alguns socos das costas e braços (faz parte), mas me senti bem na água e nadei num ritmo de moderado a forte. Ainda não tenho os tempos oficiais, mas, segundo relatou Paulinho eu sai da água com aproximados 33 min, nada mal pra 2000 metros!

Fui pra transição e memorizei minha “baia” só que esqueci que memorizei ao contrário e junto com a tontura que a gente fica ao sair da água veio um sentimento de total perda do senso geográfico, depois de zanzar feito uma “barata tonta” escutei os berros de minha esposa Priscila que dizia: “É aqui Neni, é aqui!”.

Enfim achei a “magrela” e ainda um pouco chateado pelo tempo perdido coloquei minha roupa de ciclismo e parti.

Logo nas primeiras pedaladas senti que não estava no melhor dia pra pedaladas, as pernas estavam pesadas demais e fui sendo ultrapassado facilmente por muita gente, procurei girar mais e fazer um ritmo mais leve pra poder recuperar, mas outro fator que pesou contra foi o vento que já se fazia forte e presente e que parecia soprar contra tanto na ida quanto na volta, aos poucos achei um ritmo e procurei me alimentar, hidratar e chegar “inteiro” pra corrida, nessa hora o Kadinho já tava uns 10 minutos na minha frente e o PUMA tava voando forte lá na frente.

Por volta do km 56 visualizei no sentido contrário e no acostamento meu parceirão de treinos kadinho com um pneu furado, fiz a volta e confesso que minha vontade era parar minha prova pra ajudá-lo, mas acho que isso nem era permitido e com uma dor no coração passei por ele e segui em frente. Fechei a parte de ciclismo com uma média de 32 km/h (mas foi sofrido).

A transição para corrida foi tranqüila e sem sustos, sai ainda sentindo o peso das pernas, mas mesmo assim consegui imprimir o ritmo planejado de 5:10’’ por km na primeira “perna” de 7 km, depois comecei a tentar “cair” para 4:55 a 5’’, consegui fazer isso até o km 13 onde senti um cansaço inexplicável e tive que respeitar e readequar minhas metas, acabei correndo vários Kms pra 5:20 a 5:30’’, quando iniciei a ultima volta de 7 kms apertei um pouco e voltei ao pace de 5:00 a 5:10’’ e coma ajuda do Paulinho e seus BCAA’s , água, COCA? e muito incentivo consegui ir aumentando o ritmo e no final por causa de um “etíope” que me passou e o Paulinho encasquetou com ele tive que buscar energia lá no fundo pra passar aquele maluco, e o pace foi caindo até fechar o último Km pra 4:24’’ e enfim cheguei e nessa hora fiz aquele gesto que se imortalizou com o Bebeto na Copa do Mundo de 1994, embalei a “MANOELITA” nos meus braços e cruzei a linha de chegada e abracei e beijei minha companheirona e minha Paixão Priscila, as lágrimas quase vieram, mas segurei (não sei por quê...) e olhei pro meu cronômetro fechei com 4:55 hs e baixei em 14 minutos o tempo do ano anterior!

Obrigado, em primeiro lugar a minha esposa PRISCILA pela paciência e tolerância durante os longos períodos de Treino e pela incrível força que me deu durante todo o dia de ontem, era nos olhos dela que eu buscava minha inspiração e minha força pra continuar!

Obrigado aos amigos e companheiros de treinos de triatlon: DANIEL, ZACK, KADINHO, PUMA, AMILCAR, DÉCIO, RODOLFO.

Obrigado ao meu sócio e irmão VICTOR HUGO por agüentar minhas chegadas um pouco mais tardias ao escritório devido aos treinos madrugadores dos dias de semana.

Obrigado ao meu Treinador PAULINHO por saber como ninguém como conduzir os treinos de uma forma única e que me faz melhorar ainda mais apesar dos avanços e sinais da idade que teimam em avançar.

Obrigado SABINE por conseguir bater fotos fantásticas e ainda correr e gritar pelo meu nome toda hora.

Obrigado torcida TUCA, DANI, MONICA e LU era tanto berro quando eu passava que eu me sentia “O CARA” a cada volta!

OBRIGADO a toda família SPRINT que também me ajudaram a fazer dos treinos um momento de alegria, descontração e de valiosas dicas para melhorar cada vez mais meus passos no mundo da corrida.

VALEU MOÇADA!!!!!!!!

Abraços

Marcos Alexandre

3 comentários:

Ricardo Augusto Ribeiro disse...

Parabéns Marquinho, mais um grande feito na carreira esportiva!!
Logo logo estarei junto com voces numa dessas, por enquanto fico treinando e aprendendo um pouco a cada novo relato.
Grande abraço e até breve.
Ricardo

Marcos Alexandre disse...

Ricardo, sei que em breve estaremos juntos em caiobá! 2012 tá aí!

lulu's space disse...

Pow to verde de orgulho de voces!!!

Parabens!!!