quinta-feira, 3 de junho de 2010

O DIA!!!


Complicado escrever em poucas linhas o que aconteceu numa batalha de mais de 12 h!

É preciso voltar no tempo e perceber que esse sonho começou há DEZENOVE ANOS atrás, sim isso mesmo!

Foi em 1991, Eu então naquela época um estudante universitário com 19 anos resolvi participar de um tal de "short-triatlon" organizado pela perseverante "NAIDA", da FETRISC, e foi ali no cantinho da LAGOA que tudo começou, eu mal sabia nadar, pedalei com uma "bike" de R$ 50,00 e corri atabalhoadamente pra completar os 5 kms que restavam pra fechar a prova. Pobre Marcos! Mal sabia ele que o futuro lhe reservara um DESAFIO bem maior e exatamente com o dobro da idade que contava à época.

Então muita água rolou desde lá, desde o dia em que ao ver um amigo completando um IRON tive a infeliz idéia de perguntar para o Paulinho se eu tinha condições de fazer o mesmo, e ele respondeu com segurança: SIM VOCE PODE! PRECISA APENAS DE 2 ANOS!

E assim foi que comecei a epopéia que culminou nesse dia de 30 de maio de 2010.

No inicio nem Bicicleta tinha e não nadava há 19 anos, mas achava que sabia correr...

Foram inúmeras noites dormindo pouco, manhãs de pedal na chuva, horas e horas de muito suor na solidão, dúvidas, certezas, angústias, fé e um sonho, sonho de ser um IRON!!!

Pois bem! O Dia chegou!! E lá estava todos aqueles que de uma forma ou de outra fizeram parte desta longa viagem.

Já na escuridão da madruga estávamos reunidos na sala da nossa casa de Praia Eu, minha "IRONWIFE" Priscila, meu Pai (também um vencedor), minha Mãe (sempre zelosa e preocupada) e minha Irmã (guerreira como Eu) Fabi. Últimas palavras de carinho e de apoio, recomendações, conselhos, enfim...

Passavam alguns minutos das 5 horas da madruga e já encontrei meu amigão OSNI, ele também se preparando para realizar esse sonho maluco, trocamos algumas impressões do que sentíamos a poucas horas da largada, e partimos para a "pintura" dos números nas pernas e braços, devidamente "tatuados" fomos para a beira da praia onde no caminho encontramos o Treinador Paulinho que ali mesmo já me ajudou a colocar a roupa de borracha (e que ginástica...rs) , pronto, no caminho ainda encontrei com o companheiro de equipe , PUMA e sua fiel escudeira TUCA, eles também ansiosos pra realizar o sonho de mais esse abnegado triatleta.

Com eles também estavam SABINE (fotografa, jornalista, corredora, team-leader...) esposa do nosso Treinador e minha irmã FABIANA que naquele instante estava agoniada para "sacar" uma foto comigo.

Seguimos então Eu e Puma para linha de largada da natação, empurra daqui, aperta dali e enfim achamos nosso lugarzinho e paramos para ouvir o Hino Nacional, pausa para um sentimento de patriotismo misturado com nervosismo e já ali escorreram as primeiras lágrimas de minha face, impossível conter a emoção, impossível não lembrar do caminho percorrido até ali.....

De repente veio o som da buzina e lá fui Eu correndo em direção a água na Cia. de mais 1649 atletas, nadei tranqüilo escolhi um caminho diferente que me ajudou a não sofrer os esbarrões normais da primeira bóia e segui num ritmo confortável até o primeiro funil onde passei trotando pela praia e onde vi meus familiares e amigos me dando aquela força e ainda consegui escutar a Pri e a FABI berrando: "cuidado com o buraco", elas se referiam aos buracos formados pela força da maré na beira do mar, segui o conselho e nada sofri ao entrar na água.

A última "perna" da natação fiz num ritmo mais forte e quando já visualizava o Balão da chegada comecei a mentalizar minha transição para a bike.

Sai da água com 1 hora e 10 min! Muito bom mesmo! Trotei tranquilamente recebi mais apoio da família e amigos e fui para a transição.

Seo Edison (sogrão) tava lá e me deu aquela força (é impressão minha ou já tava chorando?...hehehe).

6 minutos depois já estava saindo e pegando a Bike, onde mais uma vez encontrei meu amigo OSNI, me atrapalhei um pouco pra subir na bike e acenar para a Fabi e demais e acabei derrubando a garrafinha de água no chão, mas pronto.... Parti!

O inicio da Bike foi muito legal, passar no meio daquela multidão de gente e ir visualizando aos poucos toda aquela torcida linda que ali estava pra me ver e me ajudar, é de arrepiar, estavam todos lá, tanta gente que eu tenho até medo de esquecer alguém...

Todos com as camisas verdes feitas especialmente para o grande dia ou com as camisas verdes da equipe SPRINT, GENTE VOCES SÃO DEMAIS!!!! (to emocionado aqui escrevendo isso!)..... pausa...pra enxugar as lágrimas....

Amigos que por muitas vezes tiveram que escutar um NÂO á convites para encontros sociais e comemorações, família que teve que meio a contragosto ficar um pouco mais distante de mim no dia a dia e finais de semana, pessoas que meio sem entender tiveram que conviver com um MARCOS diferente, mas que tenho certeza HOJE passaram a compreender o valor que isso tinha em minha VIDA!

Com essa energia eu pedalei como nunca os primeiros 90 kms e no caminho fui encontrando outros amigos, na Beira mar lá estava a Tamara (que quase não me viu) e o QUICK com sua câmera espetacular, encontrei também com a Tia MARISE que parecia se multiplicar estando em todos os lugares durante o trajeto também tirando belas fotos e me dando força.

Ah, também encontrei o XANDE (stud) na Beira mar, companheirão de treinos e que no ano que vem terá meu apoio no seu IRONMAN!

Voltando pela SC 401 na primeira volta tive também a Cia. motorizada do Mestre PAULINHO e Alexandre que de cima da moto me passaram novas instruções e me davam forças paras as subidas mais íngremes!

Quando me aproximava dos 90 km já comecei a pensar que ia rever os "meus" e assim foi já perto da Av. Búzios lá estavam os "verdinhos”, lá estavam Sabine, Dani, Kadinho, Vanessa, Edu, Marta, Marcos Fiorentini, Jô, Jade, Atílio, andréa, Mauro, cláudio....ufa!

Na Curva da volta no caminho do "special needs" (que virou "fashion needs"...????) estavam lá GABI, CAMILA, AMILCAR, CAIO, GABRIEL, MONICA, JUNINHO, TATI (e LUCAS chutando muito!!!), MARCELO, TINA, MARCELA e minha Sogrona Pé quente Dona ELZA!.

Peguei o special needs com a Fabi, deu um oi para minha amada esposa e meus queridos e guerreiros Pais e parti pra segunda volta.

Eu já tava me sentindo meio "estranho”, me sentia meio enjoado e "empanzinado" e olhei para minha barriga e eu tava começando a inchar, fui tirando tudo da sacola e colocando nos bolsos, mas estava em dúvida se conseguiria comer mais alguma coisa.

Na ida pro Centro fui "escoltado" pelo Kadinho e Xande, e na volta também, mais uma vez vi mais alguns amigos, nesta altura o vento já tava mais forte, nos últimos 20 km a chuva começou a apertar e 03 Carbo-gel depois minha Barriga já tava de 4 meses e meio!

Km 175 e eu já sabia que estava próximo de rever VOCES, isso me fazia voar e aumentar o ritmo das pedaladas, dessa vez recebi apoio também dos familiares do PUMA e da Ana Karina, do Pezão, do Fabiano....

Ah, não posso esquecer também dos anônimos, muitos mesmo me aplaudiam e berravam meu nome, como que reconhecendo a vital importância desta energia para um IRONMAN.

Finalizando o Ciclismo mais uma vez encontrei aquela turma, agora encorpada com a presença da minha Tia Graça, meu Tio Max (foi ele que me inspirou a começa correr muitos anos atrás....), agora eu sabia que tinha ultrapassado mais da metade da prova e apesar de sentir muita dor no abdômen e incomodo pelo inchaço sabia que a corrida era a minha "praia"!

Eu tava feliz, não senti dores "fortes" na lombar, minhas pernas ainda me respondiam e agora eu não dependia de nenhum equipamento (bike), só de mim!

A corrida começou a já na primeira passagem pela torcida, vi que mais uma vez novos amigos se juntaram e pude ver meu "pequeno" Dindo Adalberto e sua esposa Roberta, Sandrinho, Fabíola e o seu Nilson e esposa.
De repente escutei : "Vai Neni!..." mas a voz não era da Pri , era a ELIETE, valeu sua FIGURA!!!

Na primeira curva em frente ao "Il Campanario" tive ao meu lado correndo (lembrando os treinos longos) meu sócio e irmão VICTOR HUGO, ele corria ao meu lado e dizia "vamos, vamos, tu tá demais! " e eu via nos olhos dele lágrimas de alegria!

Na reta passando pelo Posto ESSO estava a família do Puma, mais gritos mais energia!

Na curva da SC 402 ganhei a parceria de uma Xará (Marcos) que veio lá de Alagoas com mais 5 amigos pra fazer o Iron, era até engraçado, eu com calor e ele com Casaco "corta-vento" e sentindo muito frio, chegamos junto na base do morro de Cana-jurê e então ali encontramos a Tia Marise que tirou várias fotos e nos deu mais um empurrãozinho morro acima.

Subimos o primeiro morro (menor) correndo, mas no morro conhecido como “A BESTA" não conseguíamos impor um ritmo e percebemos que caminhar com passinhos curtos e rápidos era mais eficiente e assim fizemos e vencemos aqueles morros todos.

No final da Madre Vilac em Canasvieiras encontrei com o Seu Nelson e o Fernando que vibraram muito ao me reconhecer, enquanto o Alagoano exclamava: - Ó Xente! Sua Família é grande mermo!!!

Voltamos encaramos "A BESTA" e mais uma vez MARISE tava lá, firme e forte, e no caminho já pude visualizar a minha frente o DANIEL CARVALHO, amigo, médico, atleta e confidente de treinos, que lutava pra completar também essa primeira perna de 21 kms.

Avenida dos Búzios mais uma vez, mais uma vez iria ver meus torcedores, a essa altura já tinha dito pro Marcos do Nordeste se "mandar" porque tava num ritmo melhor do que o meu, mas quando me aproximava do Jurere Open Shopping já recebi o apoio do Seu Nilson que só dizia: "Marcos, marcos...esse Marcos...!!!"

E lá estavam ELES de novo, todo mundo berrando , me ajudando, dizendo Vai, vai....eu eu Fui ...
Olhei para a esquerda e no meio da multidão pude ver meu amigão FARACO e a ALINE, que num simples olhar me disse tudo...ele foi um dos primeiros a compartilhar esse sonho comigo! VALEUUUSSS!!! PARCEIRO!

Sem perceber passei o Alagoano de novo e o deixei pra trás, e me mandei!

Com "gestação" de 5 meses eu peguei a dica do Paulinho e comecei a tomar PEPSI nos postos de hidratação e esse foi meu "suplemento" dali em diante, me dava uma energia instantânea e auxiliava a esvaziar aquela Pança...o que liberava um pouco mais de espaço para meus pulmões me ajudarem a terminar a prova.

Veio de novo a curva do Il campanario e mais uma vez ele estava lá, Victor, mais uma vez correndo ao meu lado e agora com os olhos ainda mais vermelhos...

Fiz a volta curta de 10,5 km com a Companhia do Paulinho e do Kadinho (de bike) até o ponto em que o Paulinho disse vou lá levar o Puma "para casa”, era isso, naquele instante eu sabia que meu Parceiro de equipe estava terminando e se tornando um IRON!!!

Novamente Av. Búzios, passei meu amigo DANIEL, cruzei com o OSNI no sentindo contrário, me sentia mais tranqüilo, Eles também estavam bem.

De repente surge correndo no Canteiro Central de Jurere, o corredor voador Cassiano, que sorria e como que quase pulando, parecia me admirar e dizia: "marcos...como vc tá bem! Vc tá ótimo!...vamos...! Vindo de um atleta de alto nível como ele (vencedor de do desafio PRAIAS E TRILHAS e outras) isso era mais do que um elogio era uma força propulsora!

Já era noite e ficava mais difícil de ver as "caras" na torcida, passei a escutar apenas e reconhecer aquelas vozes familiares me enchendo de energia e finalizei a volta, faltavam pouco mais de 10 km!

Curvinha do Il Campanario...e quem estava lá ???? Victor Hugo ...rs

- Faltam 8k apenas, vamos, você já venceu! (dizia ele)

Nessa hora eu começava a ter a certeza que eu conseguiria, ao mesmo tempo, parecia que cada Km estava se alongandoooooo mais e mais...

Paulinho e Kadinho de bike ia do outro lado do asfalto me dizendo palavras de apoio e motivação, eu ia passando outros corredores, que a essa altura caminhavam, paravam, quebravam... eu seguia devagar mas constante, lembro-me de um senhor que eu ultrapassei e que a cada passada que dava urrava de dores e isso me afetou por uns instantes, mas logo voltei ao foco e pensei apenas na minha prova e nada mais.

Reta da Av. Búzios!!! Km 38! Faltavam apenas 4 kms...só 4!

De repente faltava 3, vi seu Nilson de novo, e mais a frente Kadinho berrou - Faltam DOIS NEGÃO!! ESTICA E DÁ-LHE!!!

Nessa hora juntaram-se a mim, correndo ao meu lado Victor e Marcos Fiorentini, comecei a avistar o portal de chegada, parece que tudo desapareceu a minha volta, as dores sumiram, enchi os pulmões de ar e parti como louco pra chegada, nessa hora dizem meus companheiros, eu já corria abaixo de 5 min por KM!

MEUS DEUS! TO CHEGANDO! Pensava Eu, vi todo mundo, vi tb minha prima Gabi, vi todos, a torcida Berrava MARQUINHO, MARQUINHO!....TIMBA, TIMBA!!!,...me arrepiei todo , senti um orgulho enorme de ter VOCES ali...eu parecia ser O CARA...todo mundo me olhava e o coro da multidão aumentava, eu já não escutava mais minha respiração, só sentiu meu CORAÇÃO batendo forte!

Já me seguiam ao lado, Marta, Marcos, Edu, Vanessa, Victor.....

Peguei na mão da minha maior torcedora, minha companheira, minha super parceira, a mulher que eu AMO e que queria que cruzasse aquela linha do meu lado...e assim foi feito !

EU CONSEGUI !!!! EU SOU UM IRONMAN!!! INEXPLICÁVEL!

Meu sonho se realizou, 19 anos depois, 02 anos de treinos, 20 mil km de pedaladas, outros milhares de corrida, muitas piscinas de nado...muitos chopps a menos, muitos vinhos a menos, muitos shows perdidos, festas interrompidas, almoços em família adiados, Casamentos que não pude prestigiar..enfim....muito foi feito para se construir esse IRONMAN!

E ele não é só meu é de VOCES!

A meus Pais que lá estavam o dia todo sob chuva ou sol e que nessa reta final agarram o meus sonho com fervor, MUITO OBRIGADO!

Ao casal Jr e Tati que cederam sua residência para que todos pudessem ter um QG para dar o apoio que foi tão fundamental! OBRIGADO!

Ao Mestre, com Carinho, MUITO OBRIGADO! VOCE TB É UM IRON!

À minha mana FABI que começa também a da suas corridinhas e que também se mostrou uma guerreira nesse dia, OBRIGADO!

A ELA minha querida NENI, PEQUENA, minha PRI, só posso te dizer simplesmente: TE AMOOOOOOOOOO!

E a todos que estavam lá e que nominei no decorrer deste longo texto, queria poder agradacer a todos um a um pessoalmente, queria abraçá-los de novo, quero poder um dia de alguma forma retribuir ...sei lá..MUITÍSSIMO OBRIGADOOOOOOOOO!



Marcos Alexandre

19 comentários:

Priscila disse...

Meu querido Iron,
O teu sonho torna-se meu quando compartilhamos uma vida. Assim, obrigada por realizar esse "meu sonho" e tornar-me uma Ironesposa!
És meu herói.
Bjos no teu coração.

Pri

Gabi disse...

Ui, me fez chorar de novo, já basta no dia da prova, rs!
Parabéns por tanto esforço e dedicação, me inspirasse e me matriculei na academia essa semana, rs! Beijos, Gabi

Varda disse...

Vai se foder. Fez eu chorar. Parabéns pela conquista, e pelo relato.

Betina disse...

Que lindo texto, IronTimba! É muito bom ter um ironman entre os allmigos! O que me surpeendeu foram os 19 anos de desejo por essa prova... PARABÉNS!

Anônimo disse...

Querido Primo-Iron!

Te pedi "Give us your best shot" lembras?
E ta ai "You did it!!!"
Nosso Iron Primo mais querido!
I'm so proud of you!!!
You deserve it!!!!
Now, just enjoy it!!!
Love,
Guiga

Rodrigo Faraco disse...

Hehehe, grande maricota!

Sempre fazendo das suas... Como esse texto-relato.

Sensacional!!! Sinto muito orgulho de ter dado as primeiras pedaladas contigo, de ter treinado alguns trotes contigo e ter iniciado tbém a parte da musculação para a construção desse monstrinho.

Saiba que admirei sempre tua obstinação e dedicação a este sonho. Saiba que hoje eu tenho orgulho do teu feito. Parabéns pelas palavras, mas muito mais pelas braçadas, pedaladas e passadas - não só no dia da prova, mas pelo que foi feito durante estes 18 meses. Tenho uma certa noção do que foi isso tudo.

Do amigo que te admira, assim como admira tbém teus familiares(já te disse que fiquei como uma inveja danada de uma coisa especial nessa história - algo que é muito emocionante e ficou mais significativo pra mim neste último mês)

Um grande e forte abraço!
Faraco

Rodrigo Passoni disse...

Marquinho, mô pombo, do mesmo jeito que o Varda se emocionou, eu também. Belíssima vitória, premiando 2 anos de luta e perseverança.

Abração,

Passoni

Sheila disse...

Querido Marquinhos, estou aguardando meu vôo pra Floripa aqui no saguão de Congonhas, qdo me deparo com este arrepiante relato, impossível não se emocionar! As lágrimas correram e senti muito orgulho daquele menino que conheci tão frágil, que afora deu lugar a um homem de fibra, guerreiro, um Homem de Aço! Parabéns por ter ido em busca do teu sonho. És com certeza um exemplo a ser admirado e seguido. Um abraço fraterno, Sheila. (Sla)

Millian disse...

Parabéns primo!!!! VC demonstrou muita coragem!!!! Sempre um vencedor!!! Bjsss

Edu disse...

Cara, li emocionado por vários motivos,
1º porque mesmo de longe acompanho essa meta que traçastes;
2º porque mesmo sem ter participado de grandes provas, sei do desafio, da adrenalina e das escolhas que temos que nos privar para atingir um objetivo deste porte;
3º porque transmites claramente o entusiasmo, a firmeza e a seriedade com que vivencias os treinos e as conquistas;
4º porque ainda é distante, mas também tenho com uma 'quem sabe possibilidade' de encarar esse mesmo desafio;

Parabéns brother, esta é uma conquista histórica!

Kadinho disse...

Guerreiro IRON,
Primeiramente, mais uma vez, PARABÉNS cara. Missão dada é missão cumprida!!!!!
Em segundo lugar, parabenizar pelo belo texto. Não tem como recordar nosso domingo e não derrubar algumas lágrimas.
Fiz apenas minha obrigação de amigo ao estar contigo na prova.
Grande Abraço!!!

Fabiana 103 B disse...

Mano,

Putz, também estou chorando! Aliás esse IRONMAN fez coisas, não só na sua vida, como na de todos que ali estavam anos e anos torcendo por ti. Nesse dia, tão especial , pude perceber a grande importancia das palvaras : AMIGOS, FAMÍLIA E AMOR. Foi um misto de emoção e união de todos que ali estavam , e como há anos não via a UNIÃO DE PESSOAS DE DIFERENTES TRIBOS COM UM ÚNICO OBJETIVO :TORCER E TE APOIOAR.
Agradeço em nome da minha família todo amor e carinho que todos voces :amigos, parentes, pais, sogros,parceiros e companheira deram ao meu mano, voces fazem parte dessa VITÓRIA.

Mas é a ti meu irmão que quero mais agradecer: por seres meu irmão, por me encher de orgulho,por nos unir e por ser um cara do bem e por isso ter tantos amigos! TE AMO, E TENHO A CERTEZA QUE GRANDES GUERREIROS SOMOS TODOS NÓS!
TU ÉS O CARA, EU SOU TUA FÃ, seguirei teus passos na corrida e na vida hoje e para sempre.

PARABÉNS GRANDE HOMEM !!
PARA MIM ÉS MUITO, MAS MUITO MAIS QUE UM IRONMAN, ÉS SIM UM DIOMONDMAN( HEARTMAN + IRONMAN)

TE AMO
SUA MANA FABI

Fabiana 103 B disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiane disse...

Parabéns!!
Superação este é o teu nome..
Beijo.. Beijo..

Marcos Alexandre disse...

Obrigado a todos vcs!
Faraco eu te entendo e pensei muito nisso durante a prova e na chegada.
Eduardo, tenho certeza que vais fazer um IRON também.
Galera da FINET, vcs choram daí e eu choro daqui!

E parece que o sentimento de alegria que tomou conta de mim vai ficar por muito, muitoooo tempo!

VALEU!!!!

Amilcar disse...

Timba,
Emocianante teu relato, quem estava lá pode relembrar em detalhes o dia da prova. Desde a largada, que foi emocionante, até a hora da chegada. Todas as atenções e preocupações dos amigos e familiares estavam voltadas a ti.

Parabéns pelo feito, não só pelo dia da prova, mas principalmente por todo o treinamento realizado nesse periodo. Tive o prazer de compartilhar alguns treinos e foi nítida a tua evolução principalmente na natação e na bike.

Foste contra muitos em busca do teu sonho, e agora estes muitos podem ver teu sonho realizado e compreender tudo o que pasou, e, até se espelhar em busca de seus objetivos pessoais.

Agora és um Iron, um exemplo para muitos, uma prova de que com persistência e dedicação podemos fazer muitas coisas consideradas impossíveis em nossas vidas.

Parabéns meu amigo, vizinho e compadre. Estou muito orgulhoso de ti, este teu ensinamento carregaremos pro resto da vida.

Só tenho a agradecer o exemplo que passasse a todos nós, e saiba que irás influenciar muita gente com esta tua "insanidade".

Grande abraço

Juçá ( mae) disse...

Marcos,

Lendo o teu blog. ,me deu uma vomntade de ecrever algo. Primeiro pedir desculpas pelas vezes que não compreendi om quão importante era este IRONMAN para ti, não mimaginava toda esta tua trajetória. Só compreendi mesmo no dia 30 de maio te acompanhando em Jurere.
Não podes imaginar como ficava em pânico quando demoravas a retornar das corridas e parecia que ia me faltar o ar e as lágrimas começcavam a surfir. Mas de tudo isso, mostrastes mais uma vez o qûão guerreiro és e às vezes me pergunto como meu filho tem tanta garra, disciplina e perseverança.
Parabéns ,querido para mim és um exemplo de heroísmo, tua garra me deixa envaidecida de ter um " grande filho, um grande homem " .

JUÇÁ ( MÃE QUE TE AM,A MUITO).

Laurinho Andrade disse...

Dá-lhe Timbalada. Confessa vai: começastes esta história IMPRESSIONANTE e INSPIRADORA em Porto Seguro, há quase duas décadas, sacolejando mais de 12h (sereria o primeiro Iron-dancer !?!)e cantarolando "é o bicho, é o bicho, vou te devorar". Parabéns meu irmão! Definitivamente tu és o bicho... Laurinho Andrade

Hugo Lopes disse...

Sou de Portugal e comecei recentemente a correr.
A sua descrição do Ironman emocionou-me e deu-me ainda mais força para continuar na corrida. Os meus parabéns.